Publicado por: Ricardo Shimosakai | 24/10/2014

‘Memorial Para Todos’, a acessibilidade no Memorial da Resistência de São Paulo


Cegos tocam as portas das celas do Memorial da Resistência, nas visitas guiadas por monitores do projeto Ação EducativaCegos tocam as portas das celas do Memorial da Resistência, nas visitas guiadas por monitores do projeto Ação Educativa

Para preservar as memórias da resistência e da repressão no Brasil, foi inaugurado em 2009 o Museu da Resistência de São Paulo. Instalado no edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops/SP), entre os anos de 1940 a 1983, o espaço abriga exposições e ações educativas para promover a reflexão a respeito da cidadania, da democracia e do respeito aos direitos humanos.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelo Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo e o apoio de colaboradores e instituições culturais e o Arquivo Público do Estado de São Paulo. O memorial tem um papel educativo e cultural por meio da problematização e atualização das informações sobre a repressão no Brasil.

O “Memorial ParaTodos” é o projeto da Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo voltado para a realização de visitas educativas para pessoas com deficiência. Somos uma das poucas instituições museológicas que possibilitam o toque na exposição de longa duração.

O espaço é térreo e adaptado para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Disponibilizamos materiais de apoio multissensoriais e maquetes que tornam acessíveis o prédio e suas temáticas. Além disso, as memórias dos ex presos políticos são reproduzidas em áudio.

Para agendar sua visita entre em contato:
dgonzales@memorialdaresistenciasp.org.br
Tel: 11 3335-5192

Largo General Osório, 66- Luz. São Paulo
www.memorialdaresistenciasp.org.br
De terça à domingo das 10h às 17h30
ENTRADA GRATUITA

Fonte: Memorial da Resistência


Deixe um comentário

Categorias