Publicado por: Ricardo Shimosakai | 31/07/2010

Projeto Fátima Acessível, porque o Evangelho é para todos


O nosso tempo tem visto crescer continuamente a atenção às pessoas portadoras de qualquer tipo de limites corporais ou espirituais. No fundo, trata-se de uma redescoberta e reafirmação, em moldes modernos, da predileção pelos mais pequenos mostrada por Jesus no Evangelho.

O texto de Isaías, citado por Jesus no Evangelho de Lucas (4, 18-19), centra o seu anúncio numa especial atenção ao ser humano em todos os seus limites: anunciar a boa nova aos pobres, a libertação dos cativos, a vista aos cegos, a liberdade aos oprimidos, a proclamação de um ano favorável do Senhor.

Se isso se pode entender num sentido simbólico, como alusão aos dramas morais vividos no interior do ser humano, pode também entender-se num sentido mais realista, como alusão à doença, deficiência ou limite do foro fisiológico. De uma forma ou de outra, são realidades presentes na experiência humana, limites à sua participação plena na vida social e eclesial.

A diocese de Leiria-Fátima, vive o primeiro ano de um plano pastoral que a convida a refletir sobre o acolhimento como primeira atitude pastoral. Nesse mesmo sentido, o Santuário de Fátima iniciou um trabalho de reflexão sobre o modo como está a acolher os diferentes tipos de peregrinos que ali acorrem. Verificou que alguns sectores de peregrinos, portadores de limites especiais de audição, visão ou locomoção, precisavam de uma particular atenção.

A peregrinação de Cegos realizada no passado dia 24 de Junho, Sábado, constituiu um importante momento na vida de algumas dezenas de pessoas. Alguns já tinham peregrinado a Fátima, outros não. A audio-descrição do interior da Basílica, com especial relevo para os túmulos dos Pastorinhos, seguida de uma visita táctil aos monumentos, deu-lhes a possibilidade de perceberem uma realidade à qual nunca tinham tido acesso.

A oração do Rosário na Capelinha das Aparições, com audio-descrição do local; a visita táctil ao lugar, incluindo uma imagem de Nossa Senhora de Fátima; a execução dos cânticos por um grupo de senhoras cegas proporcionaram experiências inesquecíveis. A visita à Casa de Lúcia, ao Poço do Arneiro, aos Valinhos e à Loca do Cabeço ajudou a colher uma Mensagem que a visão nunca pode proporcionar-lhes.

No dia 25 de Junho, Domingo, realizou-se a peregrinação de Surdos. A utilização de ecrã gigante no recinto do Santuário, com video-imagem da celebração, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e legendagem ao vivo, permitiram uma participação muito mais ativa. Um esforço conjugado de várias instituições e pessoas, longo tempo de preparação, meios técnicos dispendiosos, disponíveis.

Estas duas realizações permitiram experimentar e testar um conjunto de meios e formas inovadoras no contexto de Fátima e da Igreja em Portugal, que deverão ter continuidade e novos desenvolvimentos.

Outros passos deverão ser dados no futuro, partindo da convicção de que o Evangelho é para todos e de que as novas tecnologias vieram trazer possibilidades de comunicá-lo que estão ainda muito longe da comum utilização.

Anúncios

Responses

  1. Parabéns pela coragem, inovação e principalmente mostrar aos nossos irmãos que possuem algum tipo de limitação que Deus é para todos. Á luz do evangelho tudo é possível naquele que nos fortalece…

    Parabéns!

    Profa. Léa Carvalho

    • Olá Léa, até mesmo sem partir para o lado religioso, acho que tudo é possível. O que mais importa é a vontade que existe dentro da pessoa. Pelo menos essa receita funciona comigo, e nada que venha contra mim consegue me parar. Respeito a todos, mas minha religião se chama “Felicidade”
      Beijos


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: