Publicado por: Ricardo Shimosakai | 08/08/2010

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo lança kit multissensorial


O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo realizou no dia 9 de junho o lançamento do Programa de Atendimento ao Público Especial – Kit Multissensorial de Arqueologia. Neste lançamento ocorrereu uma mesa-redonda com especialistas de algumas instituições museológicas de São Paulo que já possuem projetos em desenvolvimento junto ao público deficiente visual.

Sobre o Kit Multissensorial

O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), além de constituir-se em uma instituição de referência no campo da pesquisa e docência, possui também larga tradição no que diz respeito ao trabalho educativo desenvolvido junto ao público visitante. Buscando diversificar o seu público visitante, o MAE-USP abre-se neste momento para o desafio de atuar junto ao público especial, notadamente aquele constituído por cidadãos com deficiência visual.

Nesta direção, o MAE-USP atua em compasso com a tendência contemporânea de abrir os espaços museológicos para segmentos de visitantes que também devem ser integrados à sua política cultural e educacional. Este Kit Multissensorial foi pensado e concebido pela equipe de educadores desta instituição como mais um instrumento que visa não apenas divulgar aspectos do conhecimento arqueológico relativo às sociedades indígenas que viveram no território brasileiro, mas sobretudo em propiciar momentos de maior proximidade com o público que apresenta dificuldades para fruir o conhecimento pela observação visual.

Para tanto, foram pensados recursos específicos a partir de maquetes táteis que representam sítios arqueológicos, aspectos do trabalho do arqueólogo no campo e no laboratório, objetos originais encontrados em escavações e, também, informações em áudio para serem desfrutadas em outros ambientes. Além disso, também é composto por um Caderno de Apoio em tinta e braille que contém um texto científico que explicita conteúdos a respeito da arqueologia brasileira.

Acreditamos que a partir desta proposta original e enriquecedora, tanto o MAE-USP como o público especial, saem renovados de uma experiência que é, antes de tudo, de apropriação e democratização do conhecimento que pertence a todos e a todos deve ser oportunizado, descoberto e construído coletivamente.

Veja o vídeo abaixo e conheça um pouco do que o museu apresenta, e no final informações para a visitação do local

Endereço: Av. Professor Almeida Prado, 1466 – Cidade Universitária
Horário de Funcionamento: terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Entrada: gratuita
Site: http://www.mae.usp.br


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: