Publicado por: Ricardo Shimosakai | 07/09/2010

Lojistas terão que instalar provador para cadeirantes em Maceió



foto: Blog Mão na Roda

Quem quiser abrir uma loja de roupas terá que instalar pelo menos um provador destinado a cadeirantes. A lei decretada pela Câmara Municipal de Maceió e já sancionada pela Prefeitura determina que os estabelecimentos devem ampliar o espaço do vestuário e incluir barras de aço, de modo a facilitar o uso para pessoas que entram com cadeira de rodas.

A vereadora Thaise Guedes (PSC), que elaborou o projeto de lei, explicou que a obrigatoriedade já deve ser aplicada em casos de lojas inauguradas a partir da data em que a medida foi sancionada. Entretanto, segundo a parlamentar, as lojas já existentes também devem adequar os provadores para facilitar o acesso.

Segundo Thaise Guedes, será feita simultaneamente uma campanha para tentar divulgar a nova lei e sensibilizar os donos de lojas a obedecê-la. “Para quem utiliza cadeiras de roda, é uma dificuldade terrível provar roupas, porque o espaço é muito pequeno e não há instrumentos de apoio. Termina sendo constrangedor, porque ou a pessoa compra a roupa sem provar, ou tem que fazer isso no meio da loja”, comentou.

Em Maceió, não há um registro de quantos estabelecimentos já possuem o provador adaptado, mas não há muitos. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Wilson Barreto, explicou que não estava sabendo sobre a nova lei e assegurou que iria se informar a respeito para emitir alguma resposta. “Ainda não estou sabendo de nada, mas lei é lei e só nos cabe cumprir”, resumiu.

De fato, caso a lei não seja cumprida em um prazo de 30 dias, conforme o decreto, será aplicada uma multa de R$ 2 mil, reajustados com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A loja ainda estará sujeita à suspensão do alvará de funcionamento.


foto: Blog Mão na Roda


Respostas

  1. Olá meu grande amigo Ricardo Shimosakai, Eduardo camara e Laura Martins, parabéns por divulgarem uma noticia tão maravilhosa como essa, na minha modesta opinião quanto mais blogs estiverem divulgando quem ganha é a sociedade como um todo, a sociedade estando bem informada e sabendo desta maravilhosa lei algum deputado federal pode vir a apresenta-la e se tornar uma Lei federal.

    Nesse sentido caso o autor da matéria e dono das fotos venha a me autorizar a divulga-la o farei com muito prazer sempre citando a fonte.

    Um grande Abraço a todos

    Valdir Timóteo
    presidente
    Movimento Inclusão Já

    • Claro Valdir, por julgar que a informação é uma das ferramentas mais importantes para promover a inclusão, foi que eu decidi criar este portal. Fique sempre a vontade para replicar ou utilizar as matérias colocadas aqui. Abraços!

  2. Ricardo, dar créditos às fotos e aos textos confere credibilidade ao seu site e ao seu trabalho. Todos saem lucrando. Abraços!

    • Sim, é até uma questão de respeito. Mais uma vez eu digo que sei que estou errado, e tenho humildade para reconhecer isso. Porém peço compreensão para que aguardem até conseguir me organizar e assim criar esse hábito.

  3. Opa Ricardo!

    Podia ao menos dar os créditos das fotos para o Mão na Roda, né? O link original está em http://maonarodablog.com.br/2009/05/14/provador-de-roupas-acessivel/

    Abraços!

    • Olá Eduardo, não só dar créditos às fotos, mas também como textos e outras coisas mais, assim seria o correto. Meu objetivo era repassar o máximo de informações sem muito trabalho, apesar que esse portal vem consumindo muito tempo. Peço desculpas e irei editar essa matéria e colocar os créditos pois não quero excluí-la, mas prometo não sugar mais seu blog. Caso venha desejar utilizar algo de vocês, irei pedir autorização. Abraços.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: