Publicado por: Ricardo Shimosakai | 17/10/2010

YouTube dará suporte a deficientes auditivos através de legendas


O YouTube tornará acessível aos deficientes auditivos mais de 10 milhões de vídeos. A empresa, que foi comprada pelo Google em 2006, vai inserir legendas automáticas em parte do material publicado no site multimídia. O sistema usará a tecnologia do reconhecimento da fala, provavelmente o maior experimento no segmento realizado até o momento. A adaptação acontecerá, primeiramente, em uma pequena base de vídeos publicados no YouTube.

“A principal parte do DNA do YouTube é o acesso aos seus conteúdos”, explicou Hunter Walk, diretor de gestão de produtos da empresa. Abrir esse conteúdo para os deficientes auditivos é democratizar a informação e ajudar a promover uma maior colaboração e entendimento, disse Walk sobre o projeto de inclusão. Inicialmente a ferramenta será inserida apenas em vídeos em inglês, entretanto a expectativa é de que versões para outros idiomas sejam lançadas nos próximos meses.

Em novembro de 2009, o YouTube começou a realizar os primeiros testes da ferramenta junto a parceiros, como a Universidade da Califórnia, Universidade de Berkley, Universidade de Yale e National Geographic.

Solução – A tecnologia por trás do reconhecimento da fala tem mais de 50 anos, mas só agora está aprimorada o bastante para ser usada em larga escala, explicou Mike Cohen, engenheiro do Google. “Eu tenho trabalhado com essa tecnologia há 25 anos”, completou o engenheiro. Cohen disse que atuou no projeto resolvendo uma variedade de problemas que incluía variação de sotaque, barulho externo, variação de linguagem, pronúncia etc.

O sistema ainda não está perfeito. Durante uma apresentação realizada por Ken Harrenstien, outro engenheiro do Google, o software trocou as palavras sim card por salmão, quando o executivo Vic Gundotra se referiu a uma reunião entre desenvolvedores. Harrenstien tem trabalhado na tecnologia ao longo dos últimos 5 anos. Como parte da população que sofre de alguma deficiência auditiva, o engenheiro encara o lançamento da ferramenta como uma conquista pessoal.

Recepção – A reação dos deficientes frente ao anúncio do sistema de legendas automáticas foi bastante positivo.

Estudantes de uma escola especializada, na Califórnia, produziram um vídeo para mostrar o quão é importante uma ferramenta como essa para eles. “Nos sentimos como parte do mundo. Nos sentíamos excluídos”, disse Angel Harrington. “Agora podemos entender completamente o que está a nossa volta. É como se estivéssemos em um campo e todos fossemos iguais”, completou a estudante.

Ben Hubbard, da Universidade de Berkeley, disse que essa ferramenta abrirá caminhos para que mais de 500 cursos on-line sejam oferecidos a deficientes auditivos.

Para experimentar esta tecnologia veja o vídeo abaixo, onde na opção de legenda, indicado pelo símbolo “CC” de Closed Caption, na parte inferior direito, clicando em cima do símbolo você encontra as opções de legenda em inglês e português. No mesmo quando, na opção traduzir legendas, você pode optar por traduzir essas principais legendas em outros idiomas. Ainda pode configurar tipo de fonte, tamanho e plano de fundo.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: