Publicado por: Ricardo Shimosakai | 18/10/2010

Jornadas de Turismo do ISCE 2010 – Turismo Acessível: Estudos e Experiências


O Departamento de Turismo do Instituto Superior de Ciências Educativas, em conjunto com a Câmara Municipal de Odivelas, leva a cabo nos próximos dias 3 e 4 de Novembro de 2010, no Centro de Exposições de Odivelas, as Jornadas de Turismo do ISCE 2010 – Turismo Acessível. Trata-se de uma apresentação de ‘Estudos e Experiências’, um evento científico nacional, que pretende alertar para as dificuldades sentidas em Turismo por públicos com necessidades especiais.

Face à elevada importância que a actividade turística vai ganhando na sociedade, este será um palco de discussão sobre questões relacionadas com as temáticas: Turismo Acessível (acessibilidades para pessoas de mobilidade reduzida, cegos, surdos, entre outros), Turismo Sénior, Turismo Jovem, Turismo Social e outras, que estejam relacionadas com casos reais, público-privados, de “Turismo para Todos”.

Caroline Cardoso, estudante do curso de turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e consultora em acessibilidade da URECE, associação não governamental que trabalha o esporte e cultura para pessoas com deficiência visual, apresentará seu artigo “Acessibilidade para deficientes visuais em hóteis: o caso do SESC em Copacabana”. O evento contará com trabalhos de diversas universidades portuguesas. O case de Caroline é o único estudo proveniente de fora de Portugal, e sua apresentação irá ocorrer no dia 3 (quarta-feira), no painel B – Turismo, Hotelaria e Acessibilidade Cultural, a partir das 16hs30 min. Carol acompanha e apóia os trabalhos da Turismo Adaptado, e com certeza em breve, as duas organizações devem realizar trabalhos em parceria para o desenvolvimento do turismo acessível no Brasil.

“Para mim, é uma realização ao mesmo tempo pessoal e profissional. O fato de o meu projeto ser o único trabalho estrangeiro da jornada mostra a importância do que a gente vem desenvolvendo aqui na Urece, ressaltando o caráter inovador da experiência”, explica Caroline. Ela acredita que esta iniciativa pode servir como base para que mais estabelecimentos procurem se adequar. “Espero que mais hotéis além do SESC busquem se adaptar para receber da melhor forma possível esses hóspedes, que, ao final de tudo, também pagam pela estada. Meu trabalho destaca a hospitalidade, que é a característica primordial do turismo. Mas que hospitalidade é essa que só serve para alguns?”, comenta Caroline.

Este evento, de cunho nacional, pretende alertar para as dificuldades sentidas, no que diz respeito ao turismo, por públicos específicos com necessidades especiais. A importância e a globalização do Turismo impõe novas atitudes e um conjunto de ações que permitam a democratização da actividade, tornando-a acessível a todos os cidadãos, com ou sem necessidades especiais. Neste contexto, serão tratados nestas Jornadas temas como a Acessibilidade para Turistas de Mobilidade Reduzida, a Acessibilidade Linguística e Cultural, o Turismo Social, o Turismo Jovem e o Turismo voltado para idosos. Ao final do seminário, será editada uma publicação, numa edição conjunta entre as Edições Pedago e o ISCE, com as intervenções dos convidados e com as comunicações seleccionadas pela Comissão Científica, que estará disponível no decorrer das Jornadas.

Jornadas de Turismo do ISCE 2010
3 e 4 de Novembro 2010
Centro de Exposições de Odivelas
Rua Fernão Lopes (Junto aos Paços do Concelho – Quinta da Memória) – 2675-348 Odivelas – Portugal
3 de novembro, quarta-feira das 9h30 às 19h30
4 de novembro, quinta-feira das 9h20 às 18h15
http://www.isce-turismo.com./


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: