Publicado por: Ricardo Shimosakai | 25/10/2010

3° Congresso Internacional sobre o Turismo para Todos acontece em novembro na Espanha


Valladolid, Espanha. 24-26 novembro de 2010. A Fundação ONCE para a cooperação e inclusão das pessoas com deficiência convida você a participar do 3ª Congresso Internacional sobre o Turismo para Todos, abordando o tema principal do Turismo Cultural. Este evento é organizado com a especial colaboração da European Network for Accessible Tourism (ENAT). Participantes do Congresso serão as administrações públicas, empresas e usuários de produtos e serviços ligados ao turismo, bem como todas aquelas pessoas e instituições interessadas em conhecer o estado atual e futuro do Turismo para Todos.

O tema principal do 3 º Congresso Internacional de Turismo para Todos é Turismo Cultural, e, por conseguinte, o Congresso é voltado para profissionais do setor cultural que pretendem reforçar a sua participação no setor de turismo, e tem como principal objetivo a criação de unidades de Acessibilidade Universal e Design para todos, para promover a inclusão das pessoas com necessidades especiais.

Em um sentido amplo, cultura é um pilar do turismo, especialmente se considerarmos o turismo como mais uma atividade de lazer e retornar às suas origens como a curiosidade e a necessidade de conhecer e descobrir coisas novas. Se considerarmos o turismo cultural como o que os turistas fazem quando consomem qualquer produto cultural, seja no cinema ou no teatro, seja de dança ou música, ou literatura, o número de turistas culturais aumenta consideravelmente.

O turismo espanhol tem sido tradicionalmente caracterizado pela oferta de sol e praia. Contudo, ao longo dos últimos 15 anos a competição aumentou com países como a Croácia e a Turquia, que, como a Espanha, são capazes de oferecer os destinos de sol e praia. Por isso, a fim de manter sua posição de liderança como um player no mercado turístico global, a Espanha decidiu diversificar a sua oferta turística, ramificando-se em turismo cultural, por exemplo.

Nós todos podemos ser consumidores de opções turísticas diferentes em circunstâncias diversas. Dentro da mesma jornada, a multiplicidade de interesses e de consumo pode ser grande. Apesar de poucas pessoas, por exemplo, apenas de visitar os museus, a grande maioria dos viajantes combinam diferentes tipos de atividades na mesma viagem. Os preços parecem ter grande influência na decisão do consumidor sobre as opções de turismo.

Os fatores a seguir fazem da Espanha um grande destino turístico cultural:

  •  A diversidade de ofertas
  • A qualidade dos recursos
  • O amplo mercado de clientes potenciais
  • O elevado nível de qualidade.

Um dos principais objetivos da Fundação ONCE é garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência em todas as áreas da nossa sociedade. Tornar o acesso ao turismo cultural mais fácil para deficientes físicos ajuda a conhecer a cultura do lugar que estão visitando. Por outro lado, a incorporação de Design para Todos para a nova oferta de turismo cultural torna as pessoas mais conscientes da importância do Design para Todos e Acessibilidade Universal.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: