Publicado por: Ricardo Shimosakai | 07/01/2011

Humberto Lippo nomeado como o novo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Maria do Rosário Nunes assumiu na manhã do dia 3 de janeiro a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que tem status de ministério. Filiada ao PCdoB antes de ingressar no PT, Rosário foi professora da rede pública e é pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Também pela universidade, é mestre em educação e violência infantil. Iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista e no Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato). Foi vereadora de Porto Alegre por dois mandatos, tendo presidido as comissões de Educação e de Direitos Humanos.

Como deputada estadual, Maria do Rosário foi presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e vice-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha por dois anos. Em 2002, foi eleita deputada federal, sendo reeleita em 2006. Desde 2003, coordena a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foi vice-presidente das comissões de Direitos Humanos e Minorias e Educação e Cultura. Em 2009, presidiu a comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, tendo se destacado, por coordenar de debates em todo o Brasil sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).

A nova ministra-chefe também já definiu os nomes da equipe da Secretaria de Direitos Humanos. O secretário executivo será André Lázaro que já foi secretário adjunto do Ministério da Educação e também ocupou no MEC o cargo de secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Lázaro é formado em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação da mesma universidade. Além de Lázaro, também fazia parte do quadro de funcionários do MEC o secretário de Gestão da Política de Direitos Humanos, Gleisson Cardoso Rubin, que foi diretor de Articulação e Projetos Especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica durante o governo Lula.

A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência será ocupada por Humberto Conceição Lippo Pinheiro, que, como a ministra, é ligado ao PT do Rio Grande do Sul. Sociólogo, foi Presidente da Faders, Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no Rio Grande do Sul,  e atualmente trabalhava como gerente de Acessibilidade do Instituto de Pesquisa em Acessibilidade (IPESA) da ULBRA, Universidade Luterana do Brasil, em Porto Alegre. Também do Rio Grande do Sul será o secretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Ramais de Castro da Silveira, advogado e autor do livro Estabilidade no Emprego: possível, urgente e revolucionária.

A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente permanecerá sob a responsabilidade de Carmen Silveira de Oliveira, doutora em psicologia. Carmen é vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS). O jornalista, também gaúcho, Bruno Gomes Monteiro será Diretor de Comunicação Social. O Ouvidor-Geral da Cidadania, responsável entre outras coisas pelo serviço Disque 100, será Godofredo Pinto, ex-prefeito Niterói e ligado ao PT fluminense.

Ainda não foram publicadas as portarias com a nomeação dos principais titulares da SDH. O Diário Oficial da União traz hoje apenas a nomeação de Dulce Spies (e equipe de apoio) que atuará como pregoeira oficial nas licitações realizadas pela secretaria de Direitos Humanos.

Fonte: IG


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: