Publicado por: Ricardo Shimosakai | 27/01/2011

World Bike Tour São Paulo 2011. Acessibilidade e inclusão no maior evento ciclístico do planeta.


No dia 25 de janeiro, aconteceu na cidade de São Paulo a 3º edição do World Bike Tour  2011. Com largada, às 9h, na Ponte Estaiada, percorreu a Marginal Pinheiros, com chegada à Universidade de São Paulo – USP, onde participaram cerca de 7.000 participantes, em um dos eventos que integraram o calendário de celebração do 457º aniversário da cidade.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência esteve presente no evento e contou com a participação da Secretária da Pasta, Doutora Linamara Rizzo Battistella, e 14 Instituições representadas por pessoas com e sem deficiência, que fizeram as suas inscrições por meio da Secretaria. O grupo constituído utilizou 58 bicicletas, algumas com modelos adaptados para pessoas com deficiência, definidas em 20 Tandems (operada por mais de uma pessoa), 18 Handbikes (utilizada por cadeirantes) e 20 convencionais, sendo 10 para pessoas com deficiência intelectual e 10 para a equipe de apoio.

O ponto de encontro foi na USP, então foi montado um plano especial para o transporte das pessoas com deficiência até o local de partida com o auxílio do Atende, serviço de transporte adaptado da Prefeitura de São Paulo. Todos os participantes inscritos tiveram direito ao Kit Bike Tour, constituído por camiseta, mochila, capacete, medalha e bicicleta, que puderam ser levados para as suas casas após o evento.

No dia 22, sábado, também aconteceu em São Paulo, no Estádio do Pacaembu, o Kids Bike Tour 2011. Com distâncias adequadas às diferentes faixas etárias, foram definidos diferentes percursos bem junto ao gramado do estádio. As competições infantis foram divididas em quatro faixas etárias (2 a 3 anos, 4 a 5 anos, 6 a 9 anos e 10 a 11 anos). Os familiares poderão assistir a todo o evento, confortavelmente instalados na arquibancada. Com handbikes e bicicletas adaptadas para crianças com deficiência, todos puderam participar deste evento também.

A Fiesp sediou o 4º Seminário Internacional World Bike Tour – Saúde, Esporte e Ação Social, nos dias 19 e 20 de janeiro, das 14h30 às 19h no auditório da Fiesp. No primeiro dia do evento houve sorteio das 500 vagas remanescentes das inscrições para o passeio ciclístico. Com o objetivo de ajudar a população na mudança de sua rotina e hábitos de saúde, além de discutir temas que promovam alterações à vida sedentária dos paulistas, o evento contou com palestras de especialistas portugueses, espanhóis e brasileiros que compartilharam suas experiências relacionadas aos temas saúde, esporte e ação social.

A cerimônia de abertura foi marcada para as 14h30 de quarta-feira (19) e contou, entre outras autoridades, com a presença dos presidentes Paulo Skaf (da Fiesp) e Diamantino Nunes (do World Bike Tour) e dos secretários Eduardo Jorge (do Verde e Meio Ambiente), Walter Feldman (de Esporte da Prefeitura de São Paulo) e Linamara Battistella (de Pessoas com Deficiência). Na segunda rodada de palestras do dia 19, Ricardo Shimosakai palestrou sobre “O turismo acessível para pessoas com deficiência”, mostrando as dificuldades e oportunidades existentes para turistas com deficiência, e contando sobre suas experiências e projetos que vem desenvolvendo com a Turismo Adaptado para melhorar esse cenário no Brasil e outras partes do mundo.

Como parte do World Bike Tour, o projeto Volta ao Mundo em 26 dias consistia numa estrutura instalada no Modelódromo no Ibirapuera com 12 bicicletas, para que adultos e crianças pedalarem com o objetivo de dar uma volta ao mundo. A participação era gratuita e toda a energia das pedaladas, foi aproveitada para suprir os gastos energéticos do projeto. Além disso, 4 torres eólicas e 4 painéis solares captaram o restante da energia necessária para sustentar o evento. Como complemento da atividade, a cada 1000 Km percorridos, era plantada uma árvore. Os participantes do Volta ao Mundo concorreram a 1 inscrição no passeio ciclístico, em sorteios que aconteceram diariamente à meia-noite.

 

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: