Publicado por: Ricardo Shimosakai | 02/02/2011

Motorhome acessível. A casa sobre rodas adaptada para usuários de cadeira de rodas


Casa sobre rodas seria um ótimo termo para definir um motor home. Nada mais são do que trailers montados sobre o chassi de um ônibus ou caminhão. Os do tipo “fundo de quintal”, são os que aproveitam o chassi e a carroceria de ônibus usados, fechando aberturas como as janelas e portas e abrindo novas. Os Motor-Homes fabricados em linha são mais bem projetados, aproveitados (espaços), e apenas usam o chassi, montando toda a infra-estrutura sem causar danos ou modificações do mesmo.

Independente do tamanho e luxo, um Motor-Home no mínimo deve possuir: Banheiro com chuveiro, pia e sanitário, cozinha com pia, fogão e geladeira, uma mesa para 4 pessoas que também se converte em cama de casal. Ele é sempre auto-suficiente, pois tem caixa d’água que alimenta o veículo com uma bomba ligada à bateria. Quando há água no local, o veículo pode ser alimentado diretamente com uma mangueira. Possui também caixa de água servida das pias e Box que pode ser despejada diretamente ou com mangueira. Ele possui duas baterias uma para o carro e outra para o trailer, ambas podem ser carregadas com o motor do carro ou com o conversor de energia, que ligado à uma tomada externa alimenta todos os dispositivos do motor home e carrega as baterias.

O sanitário pode ser de dois tipos: o ÁQUA-MAGIC, que é semelhante ao tradicional de casa, tem uma descarga própria alimentada bela mesma bomba antes mencionada e seus dejetos depositados na caixa de detritos, previamente tratada com uma solução (aqua ken). Esta caixa de detritos pode ser aberta da cabine do veículo nos lugares apropriados para o descarte final dos dejetos ou pode ser acoplada uma mangueira ligada também a um sistema de esgoto sanitário. O Motor Home possui também água quente a gás. O aquecedor pode ser do tipo boiler ou “de passagem” automático ou de chama piloto. O gás alimenta também o fogão e a geladeira, que no caso de trailers e motor homes possuem refrigeradores que funcionam com duas fontes de energia: eletricidade (110Vac/220Vac/12Vdc) e a gás.

Uma motorhome adaptada para pessoas com deficiência, possui uma plataforma e espaço interno para circulação de cadeira de rodas. São veículos engenhosos, que se adaptam conforme a conveniência de quem os usa. Em um momento viram sala de jantar, com cozinha e banheiro; no outro, a sala desaparece e surgem camas. É claro que dependendo do modelo e do preço, as facilidades vão aumentando. Pode-se ter televisões, vídeos, microondas, lava-louça, lava-roupa, secadora, ar condicionado, som entre outros acessórios.

Viajar com uma motorhome é uma experiência diferente, e nos países em que tem mais tradição com esse tipo de veículo ele pode ser alugado. Para achar uma motorhome acessível é um pouco mais difícil, mas é uma questão de se realizar uma boa pesquisa e com antecedência. Comprar uma motorhome não é simples. O novo Código de Trânsito, de 1998, alterou a categoria exigida para quem conduz trailers e motorhomes. Hoje, dirigir um trailer exige habilitação na categoria E, a mesma dos motoristas das enormes carretas. Conduzir um motor home, por sua vez, exige carteira de habilitação na categoria D, a mesma dos motoristas profissionais.

Como resultado, várias fábricas não suportaram a queda nas vendas e fecharam. Perdeu-se uma tradição de décadas e o campismo nacional definhou. O Brasil exportava trailers para toda América Latina, basta ver a quantidade de trailers mais antigos que são das extintas fábricas brasileiras, nos campings destes países. O Brasil é o único pais do mundo que exige a categoria de CNH máxima para rebocar um leve e pequeno trailer.

Fonte: MaCamp


Responses

  1. Olé gostei muinto gostaria de receber mais tipos de onibus e mini, obrigago.

    • Existem diferentes tipos de adaptação para os mais diversos tipos de veículos. Tenho insistido bastante na questão dos ônibus turísticos acessíveis, e tenho conseguido enxergar uma evolução nessa área. O transporte é um dos mais importantes elementos de uma viagem, então também precisa ser acessível


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: