Publicado por: Ricardo Shimosakai | 17/03/2011

Windincap ajuda cidadãos com deficiência a descobrirem os encantos do mar em catamaran adaptado


Sete instituições do Algarve que integram o Programa Regional de Desporto Adaptado (PRDA) vão participar no Windincap, projeto europeu de acessibilidade desenvolvido através da prática da vela adaptada em Vilamoura, no âmbito de uma parceria entre o Governo Civil de Faro e a Association Ilehandi.

No âmbito do projeto serão realizados passeios diários na costa, junto a Vilamoura, a bordo de um catamaran adaptado a pessoas com deficiência, incluindo, entre outras acessibilidades, o transporte de passageiros em cadeira de rodas.

Criar as condições necessárias para a plena participação na vida social das pessoas com deficiência, constitui um dos principais objetivo do Windincap, que ao longo do ano irá percorrer diversos países da Europa, tornando o mar acessível a todos os cidadãos. Em Portugal o catamaran já fez escala na Nazaré, seguindo agora para Vilamoura onde permanecerá até à próxima sexta-feira.

“Estas iniciativas têm sempre um efeito benéfico na sociedade. Naturalmente com um maior impacto junto das pessoas a que se destinam, pois permite-lhes diversificar as suas opções de participação ativa na sociedade, mas revestem-se também de grande importância para todos os cidadãos, ao contribuírem para o despertar de consciências sobre esta problemática da deficiência”, reconhece a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.

A bordo do catamaran, as equipas constituídas por sete utentes e um técnico de cada uma das instituições algarvias, irá ser acompanhado e apoiado por uma tripulação especializada e apta a trabalhar na área da deficiência, a qual irá desenvolver diversas atividades de animação durante os passeios pela costa.

O projeto, que pretende criar e animar a nova rede europeia para o desenvolvimento e a promoção da acessibilidade para o lazer náutico, envolve mais de 1000 crianças e adultos com deficiência, que participarão até 2011 numa aventura única em toda a Europa.

No Algarve o Governo Civil de Faro é o principal parceiro do Windincap, cumprindo assim os objetivos do PRDA, projeto selecionado pela Rede de Conhecimento Comum (RCC), criada pela Agência para a Modernização Administrativa, que consiste numa plataforma de articulação e congregação de esforços na partilha de conhecimento baseada na adesão livre por parte dos organismos públicos, centrais e locais, das entidades privadas e dos cidadãos em geral.

Durante a escala do catamaran no Algarve, são realizados dois passeios diários, com partida da marina de Vilamoura (junto ao Hotel Tivoli), respectivamente das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Fonte: Governo Civil do Distrito de Faro


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: