Publicado por: Ricardo Shimosakai | 30/03/2011

São Paulo só possui 1 albergue adaptado para cadeirantes


Os albergues ainda têm muito o que melhorar, e um dos pontos mais necessários é a questão da acessibilidade, quase inexistente. Dos cinco albergues visitados pela reportagem, o único que tem um quarto com banheiro adaptado para pessoas com cadeira de rodas é a unidade de Pinheiros do Okupe. Para chegar a área de lazer há uma ampla rampa.

Já a unidade do Okupe na Vila Mariana não recebe cadeirantes. Deborah Cavalieri, dona do HI Sampa Hostel, na Vila Madalena, diz que o seu albergue passará por uma reforma no ano que vem – porque agora é época de a alta temporada – e pelo menos um dos quartos será totalmente adaptado, assim como o banheiro. O HI Downtown também não é adaptado.

No Casa Club, para chegar aos quartos é preciso subir uma escada. Leo Gomes, um dos sócios, diz que o “hostel” está em reforma e que os donos pensam em adaptar, “mas por enquanto o espaço físico não permite”. No Gol Backpackers, a escada fica do lado de fora. “Não conseguimos adaptar a casa”, afirma Alan Nicoliche, um dos sócios do local. “Mas pensamos em fazer um “hostel” adaptado futuramente, numa próxima unidade.”

A reportagem da Folha telefonou para outros albergues paulistanos para saber se um cadeirante poderia se hospedar na unidade. A situação é a mesma. O LimeTime, na Bela Vista, não recebe cadeirantes. A funcionária do HI Praça da Árvore informou que há dois quartos no piso térreo e que o albergue pode receber cadeirantes, embora não seja adaptado. Não tem, por exemplo, um item importante: barras no banheiro.

Inaugurado há oito meses na Vila Mariana, O 3Dogs também não é adaptado. “Infelizmente aqui tem muita escada”, afirma Vinicius Romão, dono do Oca Hostel, na Vila Mariana. No mesmo bairro, situação semelhante no Global Hostel: sem acesso. O Olah Hostel também não tem.

“Nós não temos esse acesso, mas é uma preocupação que temos e vamos melhorar”, disse Yuri Silva, recepcionista do Vila Madalena Hostel. No Sumaré, o Saci Hostel, inaugurado em abril deste ano, também não tem nenhum quarto adaptado. 

Fonte: Folha.com  


Respostas

  1. sobre albergues: o que é adaptado conta com cadeira higiênica? o que é preciso para pernoitar num albergue? obrigado!

    • Nem todo meio de hospedagem, seja ele qual for, possui cadeira de banho. É preciso entrar em contato com o estabelecimento para confirmar. A Turismo Adaptado está com uma campanha em cima disso. Para pernoitar num albergue, o procedimento é como em qualquer meio de hospedagem. Entre em contato e faça a reserva.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: