Publicado por: Ricardo Shimosakai | 18/04/2011

Pratyko, o carro desenvolvido para cadeirantes do projeto Mão na Roda


Uma das maiores dificuldades dos deficientes físicos, o transporte, está com os dias contados. Um grupo de quatro amigos desenvolveu o primeiro protótipo de um veículo nacional produzido especialmente para cadeirantes. O nome: Pratyko. A ideia foi concebida em 2005, quando o técnico em eletrônica, Gilberto Mesquita, perguntou ao amigo Márcio Henrique David, que é cadeirante, qual era sua maior dificuldade. Cinco anos depois nasceu o veículo que vai revolucionar a vida dos dependentes de cadeira de rodas.

O projeto só avançou quando Gilberto e Márcio receberam o apoio de amigos também técnicos em eletrônica, e de Sérgio Murilo Schutz. Juntos inscreveram o projeto do veículo na Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc) em 2009 e conseguiram recursos de R$ 50 mil para desenvolver o protótipo.

Em setembro do ano passado foi liberado o dinheiro e o grupo assumiu seu maior desafio, construir o Pratyko até dezembro. Em quatro meses nasceu o veículo que chama a atenção de empreendedores de várias regiões do país. Nesta segunda-feira (28), mais um empresário com ligações em São Paulo e Manaus foi a Correia Pinto conhecer o Pratyko.

Ele foi desenvolvido baseado única e exclusivamente nas necessidades de cadeirantes. O protótipo até já saiu às ruas e faltam apenas parcerias para viabilizar sua produção em série e a comercialização. “Tudo nesse automóvel foi pensado para dar qualidade de vida ao cadeirante. Ele foi construído do zero e suas peças são de produção, isso quer dizer, são peças encontradas no mercado. Desenvolvemos um projeto baseado em peças de pelo menos cinco veículos”, revelou Márcio David.

A proposta permitirá baratear o preço do veículo e sua futura manutenção. O motor do Pratyko é de motocicleta 250 cilindradas, tem injeção eletrônica, cinto de segurança, trava para cadeira de rodas, vidros elétricos, sensores de distância traseiro e dianteiro, GPS, plataforma com elevador para facilitar a entrada do usuário no veículo e, dentre outras funções, capacidade para uma pessoa. Praticamente tudo é elétrico e sua velocidade máxima é 50 quilômetros por hora.

“Quando entrar em linha de produção este veículo terá motor de 600 cilindradas e deverá atingir velocidade de até 90 quilômetros por hora. A proposta é facilitar a mobilidade do cadeirante nos centros urbanos”, salienta Murilo Schutz. O Prátiko deve ter seus primeiros protótipos de teste prontos em até um ano.

Modelo já chama atenção de empresários na região

O Pratyko possui apenas dois metros e sessenta centímetros de comprimento. Sua largura é um metro e sessenta e sua estrutura deverá ser toda de fibra. O protótipo foi construído de lata, mas os idealizadores querem fazer dele um veículo mais leve e resistente. Sua estrutura será em aço para garantir mais segurança ao usuário.

O sistema de aceleração e os freios são manuais e a injeção do veículo é eletrônica. “Sabemos que algumas coisas precisam ser aperfeiçoadas e estamos caminhando nessa direção, porque o Pratyko veio para ficar e será o primeiro automóvel com DNA da Serra Catarinense”, afirmou Gilberto Mesquita.

O modelo final do veículo deve estar pronto em dois anos. Mas isso depende de futuras parcerias, pois o projeto ainda passará por avaliações do Inmetro e enfrentará a burocracia da documentação. A sociedade do Pratyko é dividida em partes iguais entre os quatro amigos.

“Temos a plena consciência de que cada um foi importante nesse processo e no futuro queremos ver o Pratyko nas ruas, servindo a muitos cadeirantes”, disse João Frank Gil. Ao menos três potenciais empresários já procuraram os donos do Pratiko e as parcerias devem se consolidar em breve.

Fonte: Correio Lageano


Respostas

  1. Adorei,espero que não demore!!!!

    • O tempo da evolução desse projeto, não depende da vontade das pessoas que estão envolvidas nele, mas sim do apoio de empresas e da própria sociedade. Então, tomara que mais apoios apareçam!

  2. Maravilha!!! Vou torcer e resar muito para que em um futuro breve todos os cadeirantes possam ter um carrinho desse…No que depender do meu pensamento positivo tudo vai dar certo. Parabens

    • Muitas conquistas estão acontecendo, isso é resultado da união das pessoas com deficiência e seus simpatizantes

  3. Meu email: monicaapnascimento@hotmail.com, moro no interior de SP, sou do ABCD PAULISTA< posso representa los!

  4. Parabens!!! Fiquei extremamente Feliz e Orgulhosa de vcs! Tomara que como eu, possamos todos portadores de necessidades especiais, sermos beneficiados, princjpalmente porque nunca dirigi, sempre tive receio, e com esta inovação senti uma forte vontade em ter um, rsrsrs!!! Por favor assim que estiver no mercado lembrem se de mim, outra coisa, trabalho com vendas e representações, se precisarem de alguém para divulgação e contatos contem comigo, poderemos fazer uma parceria de trabalho, tem o meu email acima e retornando me manteremos contato, muitas felicidades, parabens mais uma vez por sua iniciativa, em sair do ostracismo, com coragem, confiança e capacidade em prol de um bem comum!!!

    • Ajude a divulgar esta matéria para que o projeto tenha uma visibilidade maior, e dessa maneira conseguir mais recursos para colocá-lo no mercado

  5. Grande avanço que merece ajustes técnicos. Na ABNT podemos avaliar os requisitos necessários. Tem futuro e mercado para tanto. Parabéns pela iniciativa.

    • Eles estão com novas idéias para aprimorar o projeto, com motor mais potente e outros ajustes. Deve ter mais novidades em breve!

      • Boa noite, espetacular o veiculo, espero de coração que esse sonho se torne realidade!
        PARABÉNS!

        • Realidade ela já é, agora é preciso de condições para que ele esteja ao alcance dos consumidores

  6. Achei bastante interessante a abordagem. Ele estava inclusive na Reatech na semana passada. Parabéns por mais esse artigo.

    • Sim, com a ajuda de vários amigos em comum, conseguimos trazer eles para mostrar o trabalho na Reatech. É semelhante a um carro Smart adaptado

  7. Maravilhoso, espero que os parceiros apareçam e leve a frente esta iniciativa, simplesmente maravilhosaaa…
    Parabéns…

    • Alguns parceiros já apareceram, porém é preciso mais empresas e pessoas para apoiar.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: