Publicado por: Ricardo Shimosakai | 24/04/2011

Fisiculturismo para cadeirantes. Construindo seu corpo sobre rodas.


A vida em uma cadeira de rodas não significa que você está condenado a ser o fracote de 90 libras. Homens e mulheres que usam cadeiras de rodas, mas que conseguem mover a parte superior de seus corpos podem participar de competições de fisiculturismo em cadeira de rodas musculação para conquistar troféus e outros prêmios. A musculação para usuário de cadeira de rodas concentra-se em desenvolver os músculos dos braços, ombros, costas e tronco através da musculação e dieta.

Benefícios

A musculação para cadeirantes aumenta a força, desenvolve os músculos e reduz a gordura do corpo. Quando você está mais forte na parte superior do corpo, você consegue manobrar sua cadeira de rodas com mais facilidade e realizar atividades da vida diária, como entrar e sair da sua cadeira com mais facilidade. A prática regular melhora a saúde cardiovascular e aumenta o vigor e a resistência. Atletas desfrutam de melhor aparência e melhor controle de peso. A musculação pode também aumentar a auto-estima e traz o fisiculturista em uma comunidade de atletas com o mesmo pensamento, que estão focados em suas habilidades, em vez de deficiência. O fisiculturistas que se destacam em competições também podem ganhar prêmios em dinheiro.

Competições

Fisiculturistas cadeirantes participam de competições apenas para usuários de cadeira de rodas apenas, como o NPC USA Wheelchair Championship e o USA Wheelchair Nationals, bem como nas divisões de cadeira de rodas de outras competições do fisiculturismo. Ao se apresentar, o fisiculturista é observado e julgado por quatro critérios, três objetivos (volume, definição e proporção) e um subjetivo (harmonia) que é utilizada também para desempate.

  • Volume muscular: O atleta deve apresentar grande massa muscular;
  • Definição: Ter pouca quantidade de gordura entre a pele e os músculos, para facilitar a visualização dos contornos musculares;
  • Proporção corporal: O corpo todo deve apresentar desenvolvimento proporcional, a irregularidade de alguma parte desqualifica o candidato. Quem contar com a maior somatória desses três critérios será o vencedor, ou no caso de empate utiliza-se o quarto critério;
  • Harmonia: Harmonia corporal ou simetria, o conjunto das formas do atleta. O melhor “shape” cintura fina, tórax grande, ombros largos, têm mais chances.

Os homens competem em categorias de peso leve, médios e pesados, enquanto as mulheres concorrem em uma única classe. Os vencedores recebem troféus e prêmios em muitos casos, dinheiro, embora as despesas envolvidas em viajar para e preparação para as competições podem compensar prêmio em dinheiro. Alguns atletas têm patrocinadores para ajudar a pagar as despesas de treinamento e competição. Se você nunca competiu na musculação antes, você pode ser elegível para uma classificação para novatos de primeira viagem.

Formação

A maioria dos concorrentes treinam seriamente para desenvolver a definição muscular necessária para competir como fisiculturista em cadeira de rodas. Competidores trabalham com combinações de pesos livres e máquinas do peso, que possam acomodar uma cadeira de rodas. Trabalham com um treinador que esteja familiarizado com a sua deficiência, para evitar ferir-se e trabalhar dentro de suas capacidades. Durante os treinos, estabilizam-se em sua cadeira para evitar tombamento. Alguns competidores trabalham diariamente, concentrando-se em uma parte diferente do corpo de cada sessão de treino. Campeã das mulheres, Fallon Turner, que tem paralisia cerebral, treina todos os dias. Campeão dos homens Nick Scott treina 90 minutos por dia em duas sessões: 60 minutos pela manhã e 30 minutos à noite, fazendo cardio e musculação.

Dieta

A alta proteína, dieta baixa em gorduras ajuda atletas a desenvolvem os grandes músculos desejados para competição de fisiculturismo em cadeira de rodas. Campeão dos homens Nick Scott consome uma mistura de alta proteína, alimentos com baixo teor de gordura e suplementos de oito pequenas refeições por dia. Você precisa de calorias suficientes para alimentar o seu corpo, mas baixo teor de gordura para melhorar a definição muscular. Um nutricionista pode ajudar você a criar a dieta certa para você. Converse com seu médico sobre quaisquer necessidades nutricionais a considerar para sua condição médica.

Fonte: livestrong.com


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