Publicado por: Ricardo Shimosakai | 20/06/2011

“Um Amigo Diferente”. Um musical para todos


O musical rock para crianças e jovens “Um Amigo Diferente?”, com texto e direção de Marcos Nauer, estréia no próximo dia 18 de junho no Oi Futuro. A peça é uma adaptação do livro homônimo de Claudia Werneck. A supervisão dramatúrgica é de Bosco Brasil. No elenco estão Bruno Trento, Fábio Nunes, Katya Alessi, Letícia Medella, Louise Marrie, Mariana Rebello, Pablo Ascoli e Victor Albuquerque. O espetáculo abre as celebrações pelos dez anos da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão e lança a campanha “Teatro Acessível: arte, prazer e direitos.” O musical, que tem trilha sonora de Maria Gadú, direção musical de Isadora Medella (com participação de Tatá Werneck, Marcos Nauer, Fábio Nunes e Moira Braga) e direçao de movimento de Duda Maia, pretende sensibilizar crianças e adolescentes para perceber que as diferenças estão em todas as pessoas, e compará-las é uma perda de tempo. Melhor é aproveitá-las. E divertir-se com elas.

“Um Amigo Diferente?” é o mais novo trabalho de Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, grupo que foi indicado ao Prêmio Faz diferença 2010, do jornal O Globo, na categoria Megazine, e que desde 2008 integra a Rede Latinoamericana de Arte e Transformação Social.

Sinopse

Lucas é um menino de nove anos e sempre foi considerado esquisito pelos vizinhos e colegas de classe. O seu grande sonho mesmo é ser um astro do rock. Na véspera do seu aniversário, o irmão mais velho o desafia a conseguir dois amigos em troca de seu álbum de figurinhas.

Lucas topa o desafio e, com a ajuda de seu fiel gato Bandidão, vai tentar de todas as formas encontrar a verdadeira amizade. No percurso dessa aventura, o menino descobre que quanto mais diferentes são as pessoas, mais divertida é a vida – verdade que nem sempre os adultos revelam.

Teatro Para Todos

Inovador, “Um Amigo Diferente?” é o primeiro espetáculo brasileiro para infância e juventude a ser apresentado com todas as acessibilidades previstas em lei, garantindo total acesso e participação a um público diversificado de crianças e adolescentes com e sem deficiência. Por isso o espetáculo é gratuito e garante conteúdo em braile e digital e audiodescrição para crianças e adolescentes cegos; subtitulação eletrônica e intérprete de Libras (língua de sinais brasileira) para crianças e adolescentes surdos e atendimento preferencial para o público com deficiência ou mobilidade reduzida -recursos que, embora garantidos por lei, são ainda pouco oferecidos nos eventos culturais brasileiros.

A peça é uma realização do Ministério da Cultura e da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão com patrocínio das empresas MRS Logística e White Martins, com o apoio da Lei Rouanet e Oi Futuro.

O Livro

A peça é inspirada no livro “Um Amigo Diferente?”, da jornalista Claudia Werneck, que será sorteado após cada espetáculo também em formatos digitais. Claudia é fundadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão.

O livro está em sua 10º edição e foi editado pela WVA Editora em 1996, tornando-se uma obra recomendada por Unicef e Unesco como leitura indispensável para crianças e adolescentes. Em 2001 foi traduzido para o espanhol e o inglês, e tem sido adquirido pelo governo federal para compor bibliotecas escolares públicas em todo o Brasil. Claudia Werneck é autora de 12 obras para crianças e adultos sobre diversidade e inclusão.

Estreia: dia 18 de junho (sábado), às 11h30
Local: Teatro Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Tel: (21) 3131.3060
(próximo ao metrô Largo do Machado / é acessível a pessoas com deficiência / não tem estacionamento próprio)
Horários: sábados e domingos, às 11h30
Entrada Franca (distribuição de senhas 30 min. antes do espetáculo)
Duração: 70 minutos
Capacidade: 84 espectadores
Classificação Etária: livre
Temporada: até 31 de julho

Fonte: Ler pra ver


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: