Publicado por: Ricardo Shimosakai | 16/09/2011

Salão de Turismo e Artesanato Capixaba irá apresentar a acessibilidade aos órgãos públicos do turismo


Que tal reunir a família e os amigos e arrumar as malas para uma viagem pela costa litorânea, praias paradisíacas e vilarejos nas montanhas capazes de acolher visitantes no melhor clima europeu? Pois então aproveite, porque o passeio será durante o maior evento de turismo do Estado, a Expotur 2011 – 7º Salão de Turismo e 2º Salão do Artesanato do ES, que acontece de 23 a 25 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória.

Como parte da programação do evento, dia 23 de setembro às 15h acontecerá o Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo do Epírito Santo, onde Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado, irá falar sobre a acessibilidade e inclusão no turismo. A intenção, além de conscientizar os órgãos públicos sobre a importância da acessibilidade no turismo, respeitando a pessoa com deficiência como consumidor, é iniciar um planejamento turístico acessível no estado, e desta forma atrair  turistas com deficiência de todas as partes do mundo com os resultados práticos obtidos, além de proporcionar um retorno para o empreendedor.

E é nesse Espírito Santo, onde serras e praias se encontram a menos de 1 hora de distância em um passeio de carro, que empresários e profissionais do ramo pretendem fechar negócios e apresentar as potencialidades não só naturais, mas também produzidas no Estado, que evidenciam a singularidade dos destinos capixabas.

Os sabores do Espírito Santo estarão presentes na Viagem Gastronômica. De norte a sul, as regiões vão apresentar o que há de mais especial na culinária capixaba, com pratos capazes de agradar aos mais apurados paladares. E a novidade é que neste ano a Expotur abre as portas mais cedo, nos dias 24 e 25, para que as famílias tenham a oportunidade de saborear essas delícias também no horário de almoço.

O evento reserva ainda espaços que realçam detalhes do artesanato. Além de conferir, ao vivo, o processo de confecção de produtos, o visitante poderá vivenciar, na prática, a experiência de criar sua própria peça, por meio do manuseio das matérias-primas encontradas no Estado. Há ainda um local para as potencialidades da agricultura familiar produzidas nas terras capixabas e um palco de manifestações culturais, que é a promessa de interação com o público. A Expotur também abrigará uma exposição de jóias em prata, pedras e metal escovado e todas as criações serão comercializadas.

Para as pessoas de espírito livre e aventureiro, a Expotur traz um espaço exclusivo para a divulgação e comercialização dos pacotes que envolvem as modalidades de Turismo de Aventura e Ecoturismo. Para o público com tino comercial, a Área de Comercialização será um espaço onde as empresas e instituições vão apresentar seus negócios (produtos e serviços). Já o Salão de Roteiros do ES será uma área para desvendar novos – ou redescobrir tradicionais – cantos do Estado. Na Área de Receptivos, os visitantes poderão adquirir pacotes, inclusive com descontos, para viagens pelos destinos capixabas.

Depois de desfrutar dos atrativos gastronômicos e culturais apresentados pelas regiões turísticas, os visitantes poderão escolher quem leva para seu destino o Prêmio Região Top do Turismo no ES. Criado pelos organizadores do evento, a premiação é um estímulo para que os municípios profissionalizem cada vez mais sua participação na Expotur. Este ano, além do voto popular, que poderá ser feito em totens espalhados em pontos estratégicos do evento, uma comissão técnica vai avaliar cada estande. As categorias são: criatividade na montagem dos estandes; atendimento ao público; produto artesanal que melhor caracteriza a região; variedade de produtos da agricultura familiar; ações de promoção de seu destino na feira; e manifestação cultural que melhor caracteriza a região.

Serviço
EXPOTUR 2011 – 7º Salão de Turismo e 2º Salão do Artesanato do Espírito Santo
Local: Praça do Papa, em Vitória
Data: de 23 a 25 de setembro
www.expotur-es.com.br

Fonte: Folha Vitória


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: