Publicado por: Ricardo Shimosakai | 20/09/2011

Parques públicos de Jacareí ganham brinquedos com acessibilidade para crianças com deficiência


Balanço e carrossel para crianças cadeirantes são dois brinquedos especiais que já podem ser encontrados em duas áreas de lazer de Jacareí, o Parque da Cidade e o EducaMais Espaço Parque Santo Antônio. Os dois locais já foram criados com acessibilidade e agora contam com brinquedos próprios para as crianças que têm dificuldade de locomoção.

A regra para usá-lo é a mesma dos demais brinquedos, permitido para as crianças de até 8 anos. Os jogos foram instalados na área de playground para interação de todas as crianças que vão se divertir tanto no Parque da Cidade como no EducaMais Espaço Parque Santo Antônio.

O Diário Oficial da União (DOU) determina através da Lei no 11.982 de 16 de julho de 2009, a adaptação de parte dos brinquedos e equipamentos dos parques de diversões às necessidades das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Os parques de diversões, públicos e privados, devem adaptar, no mínimo, 5% (cinco por cento) de cada brinquedo e equipamento e identificá-lo para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tanto quanto tecnicamente possível.

Saiba mais – Com a criação do Parque da Cidade, a população de Jacareí ganhou uma área de lazer e verde na região central. O local é arborizado e possui nascentes, árvores grandes que formam um pequeno bosque e ainda um jardim japonês. Uma das casas da antiga rede ferroviária foi reformada para ser sede administrativa.

Para quem gosta de praticar esportes existem as quadras poliesportivas, equipamentos para ginástica da terceira idade e pista de caminhada. Muitos casais aproveitam para caminharem juntos na pista de caminhada que margeia todo o Parque. Há também monitoramento eletrônico e sinal de internet gratuita.

Já para divertir as crianças e os adultos, há dois playgrounds com brinquedos de madeira, quiosques com mesa para jogos e uma grande área gramada. Os adolescentes e adultos disputam a quadra de tênis, que tem sido uma das atrações desde a inauguração. O Parque da Cidade funciona diariamente das 6h às 22h.

Já o EducaMais Espaço Parque Santo Antônio possui uma estrutura que engloba a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) do bairro, com duas quadras poliesportivas, um campo de areia, pista de caminhada, local para prática de skate, vestiários masculino e feminino, quiosques, arena de teatro ao ar livre, três portarias, dois playgrounds e banheiros adaptados, além de um projeto paisagístico com diversas mudas de todos os tamanhos e espécies variadas. O horário de funcionamento é das 6h às 20h e a portaria principal fica na Rua dos Hibiscos, 580, Parque Santo Antônio.

Fonte: AgoraVale


Respostas

  1. Puxa, que legal!!! Vc tem fotos mostrando os brinquedos? Sabe de outros parques, ou mesmo outros locais, adaptados para crianças? Gostaria de postar no nosso blog!
    Abraço!

    http://euviajocommeusfilhos.blogspot.com/
    euviajocommeusfilhos@gmail.com


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: