Publicado por: Ricardo Shimosakai | 15/10/2011

III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência – O Desenho Universal na Indústria Brasileira


Entre os dias 24 e 26 de Outubro de 2011, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo promove o III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. Este ano, o tema do evento será “O Desenho Universal na Indústria Brasileira”, tendo por objetivo discutir quanto os princípios do Desenho Universal vem influenciando as empresas brasileiras.

O conceito de acessibilidade é pedra fundamental para a inclusão da pessoa com deficiência. Porém, apesar de não estar totalmente implementado nos espaços públicos e privados, é necessário avançarmos.

Os princípios do Desenho Universal fazem uso e ampliam a visão de acessibilidade, porque trabalham outros elementos igualmente importantes. Nesse sentido, a idéia não é apenas tornar locais, produtos e serviços acessíveis, mas contemplar outras necessidades de usuários em geral, como a usabilidade, a potencialização de habilidades e a segurança.

O Desenho Universal busca contemplar, além das pessoas com deficiência, as necessidades de outros segmentos da sociedade, como o idoso, o obeso e a criança, entre outros. Com a atenção aos fundamentos do Desenho Universal trabalhamos para construir um mundo cada vez mais justo e inclusivo.

A marca do Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que este ano chega à sua terceira edição, é a organização, coordenação e realização de atividades voltadas à difusão de ajudas técnicas e tecnologias inovadoras. Este III Encontro pretende analisar e discutir em que medida os princípios do Desenho Universal vêm influenciando a indústria brasileira no desenvolvimento atual e futuro de produtos e serviços projetados para atender às mais variadas demandas por funcionalidade, usabilidade e segurança.

Neste contexto, a missão é promover o conhecimento e a adoção desses princípios, bem como, especificamente, fortalecer o setor de Tecnologia Assistiva no país, incentivando toda cadeia produtiva, da pesquisa e inovação tecnológica à fabricação e comercialização de produtos e serviços voltados ao aumento da autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Para tanto, serão convidados protagonistas dos principais setores produtivos da sociedade, para apresentar suas realizações e debater sobre os esforços que devemos empreender para ampliar o impacto do Desenho Universal no Brasil. Como nas edições anteriores, haverá Seminário Internacional e Exposição de produtos e serviços desenvolvidos por universidades, centros de pesquisa e empresas, brasileiras e internacionais, selecionados a partir de três critérios essenciais: (i) evidente inovação, (ii) não disponibilidade no varejo convencional, e (iii) representar avanço nos processos de reabilitação e/ou atividades da vida diária das pessoas com deficiência.

Paralelamente, as transformações pelas quais o Brasil passará nos próximos anos, tendo em perspectiva a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, representam inigualável oportunidade para conquistarmos profundos avanços sociais, rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: