Publicado por: Ricardo Shimosakai | 21/11/2011

Parques Temáticos e Atrações Turísticas recebem gratuitamente pessoas com deficiência


Mostrar a importância da acessibilidade em parques temáticos e atrações turísticas de todo o Brasil. Esse é o principal objetivo do 2º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) que acontece no próximo dia 29 de novembro. A iniciativa de responsabilidade social visa a compor o maior movimento de inclusão de pessoas com deficiência.

Idealizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), essa foi a forma que os complexos de lazer encontraram para proporcionar a esses visitantes momentos de total conforto, tranquilidade e segurança.

Neste dia, empreendimentos associados as duas entidades estarão abertos, simultaneamente, recebendo de forma gratuita entidades que atendam a pessoas com deficiência. Com programação especial, parques e atrações oferecem sem custo a todos os participantes passaporte para as atrações e muitos deles lanches e refrigerantes.

O apoio das instituições é fundamental para o sucesso do DNPD. “Para garantir maior conforto e total segurança durante o evento, todas as pessoas com deficiência estão acompanhadas de alguém indicado pela instituição, um amigo, familiar ou monitor”, diz Alain Baldacci, presidente do Sindepat. Além disso, os empreendimentos contam com a ajuda de voluntários capacitados para auxiliar no atendimento aos presentes.

Muitos parques e atrações já possuem programas de atendimentos específicos às pessoas com deficiência. “Isso facilitou a decisão de se realizar uma data em que todos pudessem realizar a atividade no mesmo dia, assim como é o Dia Nacional da Alegria, em que parques e atrações abrem gratuitamente para receber crianças carentes. A realização desse evento proporciona a todos os empreendimentos a oportunidade de aprimorar cada vez mais seus serviços e promover a esse tipo de visitante uma estadia com total segurança e diversão”, finaliza Baldacci.

O padrinho oficial do evento é o cartunista Maurício de Sousa, que inclusive cedeu gratuitamente o personagem Luca, um menino cadeirante, para compor a logo do DNPD. Além dele, cada empreendimento participante conta com a presença de uma autoridade, artista ou atleta que apadrinhará o DNPD. Participam da ação: Hopi Hari, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina e Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro, Hot Park em Goiás e Complexo Turístico de Itaipu no Paraná.

Sobre o Sindepat: O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 17 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Hopi Hari, Magic City, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Vale Verde Parque Ecológico e Alambique em Minas Gerais, Cataratas do Iguaçu e Complexo Turístico de Itaipú no Paraná; Hot Park em Goiás, Mirabilandia em Pernambuco e Ma-noa no Rio Grande do Norte.

Fonte: Lucia Faria Inteligência em Comunicação


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: