Publicado por: Ricardo Shimosakai | 08/12/2011

II Seminário de Acessibilidade nas Relações de Consumo. Alagoas quer um Turismo Acessível.


Realizado dia 2 de dezembro, o II Seminário de Acessibilidade nas Relações de Consumo, na Faculdade Fits, em Maceió. Durante o evento foram discutidos e mostrados projetos turísticos para pessoas que têm dificuldades de locomoção.

 O Seminário foi uma parceria do Procon/AL- órgão vinculado a Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos- com a Frente Parlamentar para pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados. O tema deste ano foi: “Alagoas quer um turismo acessível”.

Durante as explanações feitas no evento, o turismólogo e consultor em acessibilidade e inclusão, Ricardo Shimosakai; falou da importância do turismo adaptado e as dificuldades enfrentadas pelos turistas portadores de deficiências. Já o presidente da Associação Rodas da Liberdade de Porto de Galinhas (PE), Michel Eric Peneveyre, mostrou exemplos de turismo adaptado em Porto de Galinhas (PE) e as atrações aquáticas disponíveis.

A assessora de projetos especiais da Secretaria de Turismo de Maceió, Claudia Paiva, falou sobre as adaptações necessárias que o município está fazendo para receber com comodidade e respeito os portadores de deficiência. Segundo Claudia, a orla já foi estruturada para receber pessoas com limitações, assim bem como o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares que é referência em acessibilidade. Além da criação de restaurantes e hotéis para atender este público.

De acordo com o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha, o órgão será um parceiro na divulgação e fiscalização dos direitos dos consumidores com deficiências e será uma das prioridades para o Procon em 2012.

A socióloga paulista, Marta Almeida Gil, mostrou um estudo universal do mercado para o portador de deficiência e as mudanças que as empresas estão fazendo nos produtos para atender este público- alvo. “Um exemplo claro disso foi a Natural que colocou braile nas embalagens e as empresas turísticas no setor de cruzeiros marítimos que estão investindo bem e obtendo muito êxito”, ressaltou a socióloga.

Após o evento, os palestrantes convidados foram conhecer o Projeto Janga, a jangada acessível da Praia de Pajuçara de Maceió. Mais informações sobre este projeto podem ser vistas clicando no link do post Maceió ganha a primeira jangada acessível do Brasil, que foi atualizado recentemente com a inserção de uma reportagem em vídeo. Também uma parada para o almoço em Marechal Deodoro, Município proximo a Maceió, para degustar comidas típicas da região. Ricardo Shimosakai ficou um tempo a mais no destino, para avaliar o potencial turístico e a acessibilidade, e assim colher informções e contatos para realizar um trabalho prático. Visitou mais alguns lugares como Mar & Cia, um ponto de apoio turístico em Paripueira, Museu do Palácio Floriano Peixoto (MUPA), localizado no Palácio do Governo, Museu da Segunda Guerra Mundial na 20º Circinscrição de Serviço Militar, Memorial à República e Memorial à Teotônio Vilela, Feirinha de Artesanato de Pajuçara entre outros.

Ricardo diz que todo destino é potencialmente viável para receber o turismo acessível, desde que sejam feitas adaptações adequadas no equipamento e serviço turístico existente. Maceió é um destino muito atrativo e se destaca pelo clima, praias, gastronomia e a tradição cultural. A idéia é implantar programas da Turismo Adaptado de acessibilidade hoteleira, e também a certificação de acessibilidade turística. Com o apoio de organizações como a Adefal (Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas), PROCON-AL (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), e a equipe da Deputada Rosinha da Adefal, este trabalho ganha aliados fortes para que resultados práticos sejam alcançados em breve.

Fonte: PROCON-AL


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: