Publicado por: Ricardo Shimosakai | 13/01/2012

MuBE oferece curso gratuito para idosos com Alzheimer


O Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) oferece a idosos com Alzheimer curso gratuito de cultura e arte. Destinado a idosos com Alzheimer leve ou moderado, o curso tem por objetivo ajudá-los a enfrentar os problemas causados por esta doença. Trata-se do projeto Faça Memórias Cultural, com inscrições abertas até dia 10 de fevereiro.

A inspiração das arte-terapeutas Cristiane Pomeranz e Juliana Naso para este curso, veio de Nova York, onde o MoMA, museu de arte moderna, mantém, desde 2004, um projeto que usa o próprio acervo para atender pessoas com Alzheimer. Mas no MuBE o “Faça Memórias, Cultural” recebeu adaptações. O atendimento não se limita à doença, ele abre espaço para outras demências, como idosos com pequenos déficits de memória e mesmo para quem só queira estimular o cérebro e conta também com o fazer artístico além de visitar as exposições.

“Não se trata de um tratamento, mas uma oportunidade de estimulação cognitiva, convívio social e melhora da qualidade de vida que tem se tornado regra. Muitos aqui não tinham nenhuma atividade semanal. Ficar em casa e não ter rotina é tornar o envelhecimento vazio e propenso às doenças – ou à piora de algumas delas”, afirmam Cristiane Pomeranz e Juliana Naso.

Sobre o Faça Memórias
Desenvolvido pelas arteterapeutas Cristiane Pomeranz e Juliana Naso, em 2009, o projeto visa criar diálogos entre as obras de arte expostas e as memórias preservadas dos idosos, que encontrarão, no museu e no atelier, as condições necessárias para troca entre a arte e a vida. O programa é voltado a terceira idade, com foco na estimulação de: memória, cognição e expressividade nos mais diversos níveis, fazendo uso da obra de arte como instrumento terapêutico.

A partir de 2012 o Projeto “Faça Memórias”, passará a contar com a parceria da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), que oferecerá aos seus associados a oportunidade de frequentar as atividades. O curso será ministrado às terças-feiras, das 10h às 12h, ou às sextas-feiras, das 14h às 16h, com lanche incluso.

Serviço:
Museu Brasileiro da Escultura
Av. Europa, 218 – São Paulo – Brasil
De terça a domingo das 10:00 as 19:00 hrs
www.mube.art.br

Informações e inscrições com:
Cristiane Pomeranz – crispomeranz@terra.com.br / (11) 9245-5607
Juliana Naso – jujunaso@gmail.com / (11) 8369-7868
www.arteeinclusao.blogspot.com

Fonte: Revista Incluir


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: