Publicado por: Ricardo Shimosakai | 19/03/2012

Prefeitura de Curitiba e MP avaliam acessibilidade em pontos turísticos


O secretario dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz e o promotor do Ministério Público do Paraná, José Américo Penteado de Carvalho, trataram nesta semana da acessibilidade em pontos turísticos de Curitiba, em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

A reunião teve ainda a participação de representantes do Instituto Municipal de Turismo (IMT), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Em debate a acessibilidade nos pontos atendidos pela Linha Turismo e a avaliação da necessidade de adaptações para que o turista e o curitibano com deficiência consigam se deslocar por esses locais com segurança e autonomia.

Foram observados os acessos entre o ponto do ônibus até o local turístico, bem como o estacionamento regulamentado para deficientes, banheiros adaptados e pista tátil para os deficientes visuais.

A linha turismo atende hoje 24 pontos em Curitiba e a maioria já conta com as adaptações para atendimento a pessoas com deficiência.

“Esta fase compreende observações que serão aproveitadas para o desenvolvimento dos projetos de acessibilidade”, disse Irajá. O promotor do Ministério Público José Américo destacou a parceria pela acessibilidade e elogiou a iniciativa da Prefeitura.

“É um trabalho que tem a  participação efetiva do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CAOP), vinculado ao Ministério Público do Paraná.

A avaliação dos projetos é mais uma prova que a cidade de Curitiba está voltada a atender as demandas de mobilidade das pessoas com deficiência trabalhando pela acessibilidade plena e fazendo com que a cidade se inclua na categoria das cidades de primeiro mundo.”

Na reunião foram avaliados os seguintes locais:
1. Praça Tiradentes –
2. Rua das Flores –
3. Museu Ferroviário
4. Teatro Paiol
5. Jardim Botânico –
6. Estação Rodo ferroviária –
7. Teatro Guairá e UFPR –
8. Paço da Liberdade -:
9. Passeio Público e Memorial Árabe
10. Centro Cívico
11. Museu Oscar Niemeyer
12. Bosque do Papa (Memorial Polonês)
13. Bosque Alemão
14. Univers. Livre do Meio Ambiente
15. Parque São Lourenço
16. Ópera de Arame
17. Parque Tanguá
18. Parque Tingui
19. Memorial Ucraniano
20. Portal Italiano
21. Santa Felicidade
22. Parque Barigui
23. Torre Panorâmica
24. Setor histórico

Fonte: Prefeitura da Cidade de Curitiba http://www.curitiba.pr.gov.br


Respostas

  1. Caros…
    Necessito indicação de alguém que possa fazer um projeto para acessibilidade (rampa e corrimão) para um edifício em Curitiba.
    Att.
    Armindo

  2. Olá Ricardo, boas notícias! Além da acessibilidade física, que venha a acessibilidade em comunicação e atitudinal. Escrevi o ano passado para a Secretaria de Cultura do PR, perguntando sobre a Audiodescrição e Libras no MON, este da fotografia, bela fotografia! Esperamos que venham mais notícias como esta para o Brasil e especialmente para o estado do Paraná. Valeu!!!

    • Tenho pensado em elaborar um prograna voltado a espaços culturais, assim como já fiz o Programa de Acessibilidade Hoteleira e estou elaborando o Programa de Acessibilidade em Bares e Restaurantes. A proposta desses programas, é realizar uma adequação para todas as deficiências, onde é aplicada a parte arquitetônica, equipamentos, serviços, promoção entre outras.

  3. Nossa.. que texto super importante… Adorei a matéria. Que sirva de exemplo para os demais estados.

    • Oa próprios usuários também podem colaborar, criticando o lical ou serviço que não oferece acessibilidade, e também realizando denúncias. É importante que profissionais experientes façam parte para o projeto de acessibilidade, pois muitos não sabem como fazê-lo com qualidade. A Turismo Adaptado possui experiência em nível internacional


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: