Publicado por: Ricardo Shimosakai | 03/05/2012

O projeto criado por Daniella Romano leva deficientes visuais ao mundo do vinho


O grupo Ver o Vinho é um projeto criado e desenvolvido pela sommèliere internacional Daniella Romano com o intuito de levar aos deficientes visuais conhecimento sobre os vinhos e seus aromas. É um trabalho social voluntário, para treinamento e formação desses deficientes, habilitando-os a participar de degustações de vinhos. Extremamente didático, o curso é voltado para o aprendizado e desenvolvimento da memória olfativa e a análise sensorial para degustações de vinhos.

As aulas são ministradas pela própria Daniella Romano que também coordena o projeto. Para compor a turma, que atualmente tem 12 alunos, ela contou com a indicação de uma associação.

Percebendo as dificuldades dos alunos em manipular os materiais já existentes, Daniella desenvolveu itens especiais que podem ser utilizados pelos deficientes com segurança e muita facilidade, como a caixa de aromas do vinho que foi produzida com nano partículas micro encapsuladas que é facilmente utilizada por eles sem ajuda externa, ou as taças com marcações que facilitam identificar a ordem dos vinhos e ainda o baralho dos aromas do vinho com informações em braile. Todo este material é inédito e foi concebido ao longo do curso após uma observação atenta das necessidades que eles apresentavam.

Daniella já está buscando novos desafios para o grupo e começa a incentivá-los para partir para o próximo nível que visa formar degustadores capazes de avaliar os vinhos profissionalmente para as empresas produtoras e ou importadoras.

Mas seu objetivo continua sendo passar esse conhecimento know how a mais pessoas, para isso está buscando parcerias e alianças.

É impossível treinar o olfato com substâncias aromáticas que não correspondam exatamente ao seu mais puro aroma natural; razão pela qual as essências são submetidas a rigoroso controle de qualidade, desde a origem até o envase, e reproduzem fielmente os aromas da natureza. Os aromas utilizados por Daniella Romano são selecionados e testados por um ano antes de serem incluídos em suas caixas e o material desenvolvido para o Grupo Ver o Vinho foi feito de acordo com a necessidade deste grupo tão especial.

Fonte: UOL Mais


Respostas

  1. Estoy interesado en el Turismo Adaptado, soy de la Ciudad de México, D.F. y deseo que me digan cual seri la mecanica de trnasportación desde mi país al tour que ustedes hacen.
    si me puede mandar costos y como se paga a nuestro peso o al suyo ??
    La discpacidad que manejan para esta apta para que tipo de discapacidad ? o solamente discapacida motriz y que usen sillas de ruedas ?
    Me despido con un fuerte abrazo y con el gran deseo de coordina tanto salidas como costos.

    Gracias

    Saludos de su amigo y servidor

    Guillermo Antonio Hdez. Flores.
    Pdte. de la Fundación Emprendedores Con Discapacidad.México.

    • Hola Guilhermo,
      Somos un turismo para personas con discapacidad, cualquiera que sea la necesidad. Los costos y la disponibilidad, se basan en la información del cliente en particular, como la época del año, el número de personas, destino, entre otras cosas. Para ello, envíe una solicitud a la ricardo@turismoadaptado.com.br correo electrónico, y así podemos dar una más elaborada

  2. BACO AGRADECE!

    • Essa iniciativa beneficia muita gente, então muitos deuses além de Baco virão a agradecer.

  3. QUE MARAVILHA, EXCELENTE EXEMPLO, PARABÉNS
    VANESSA CIMINO

    • Em breve estaremos colocando essa proposta como um produto turístico. Uma grande metodologia que inclui pessoas com deficiência visual, mas que atrai pessoas em qualquer condição


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: