Publicado por: Ricardo Shimosakai | 19/05/2012

Holi, o fetival das cores na Índia. Uma celebração para a paz, inclusão e felicidade.


Holi é um festival celebrado na India entre fevereiro e março que festeja a chegada da Primavera. Assim como a Primavera é a estação das cores, o Holi é festejado com muito colorido. Outro significado é o triunfo do bem sobre o mal. Todos os dias desse festival, as pessoas se comprimentam dizendo “Holi Hai”.

O ápice da comemoração é quando as pessoas atiram tintas (pó e água) e pigmentos coloridos umas nas outras tornando os locais muito alegres. A raiz do Holi é hunduísta, porém todos na India comemoram, incluindo muçulmanos. Também é comemorado em outros país como Sri Lanka, Nepal, Suriname, Malásia, Bangladesh e países com influência indiana.

Crianças com deficiência física comemoram o Holi, na Sociedade para a Educação do deficiente, em Mumbai

Nesta data, além de pintarem todos que amam e colorirem as cores da India, muitos trocam presentes e entoam canções em todos os lugares. Porém, a maior beleza do festival é que nesta data não existe religião, classe social ou casta. Entre os casais recém-formados, o Holi é uma data mágica pois, além de trocar presentes, brincam como se fossem Radha e Krishna.

História e Significado

Os historiadores contam que o Holi antecende em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o venerassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo.

Mas Holika deu-se mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu-a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. O festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção. A tradição da queima Holika ou o “Holika Dahan” vem principalmente a partir desta lenda.

Apesar de esta ser uma festa colorida, existem vários aspectos de Holi, o que o torna tão importante para a cultura da Índia. Embora possa não ser tão evidente, um olhar mais atento e um pouco de pensamento revelará o significado do Holi em mais formas do que aquilo que simplesmente se vê. Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi.

Fonte: Radha Raman


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: