Publicado por: Ricardo Shimosakai | 16/06/2012

Turismo, inclusão e sustentabilidade em debate na Rio+20


O Turismo cultural inclusivo no contexto da sustentabilidade foi o assunto do ciclo de palestras realizado nesta quarta-feira, 13 de junho, na Arena da Barra. Gratuito, o evento teve tradução simultânea para inglês e espanhol, audiodescrição, legenda em tempo real e Libras – a linguagem de sinais.

A primeira mesa discutiu a criação de uma rede de acessibilidade em museus. Para a museóloga Isabel Portela, uma das debatedoras do tema, “o turismo cultural inclusivo vem abrir mais um caminho para o Rio”. Durante o debate foram discutidas questões de acessibilidade no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e os encontros multissensoriais realizados no Museu de Arte Moderna (MAM).

Durante uma das palestras foi sugerido que os eventos passem a ter interpretações para outros idiomas em linguagem de sinais. “Estamos inaugurando essa modalidade durante a Rio+20, a partir de agora, quem vier depois terá que fazer melhor”, destacou Isabel Portela.

A acessibilidade em museus e sítios tombados pelo patrimônio foi outro tema discutido. “Fazer uma calçada para um arquiteto parecia fácil, agora temos que reaprender a fazer modelos para todos”, ressaltou a coordenadora de acessibilidade e inclusão social do CNO da Rio+20, Márcia Adorno.

O evento foi organizado por profissionais do Núcleo pró-acesso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fonte: Rio+20


Respostas

  1. […] é uma publicação do blog Turismo Adaptado, de onde venho acessando informações para publicar aqui no Nós na Cidade – Cultura […]

  2. Ontem estive lá no Parque dos Atletas e observei uma coincidência sintomática: O Stand Brasileiro para Inclusão Social estava fechado. Motivo: “Fechado para Manutenção”.

    • Ironicamente, é uma representação do que é a Inclusão Social no Brasil: sempre em reforma!


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: