Publicado por: Ricardo Shimosakai | 25/06/2012

Notícia Péssima: Bancos Negam Acessibilidade aos Surdos Oralizados


Esta matéria foi escrita por Lak Lobato, criadora do Blog Desculpe, não ouvi! Redatora, fotógrafa freelancer e escritora além de surda oralizada e implantada, perdeu a audição em consequência de uma Caxumba.

Na verdade, a todos os surdos, pois nossas solicitações diziam respeito a todos os deficientes auditivos que não tem condição de usar os serviços telefônicos e não possuem o caríssimo, obsoleto e inutil TS (vocês sabem a quem agradecer por isso, né? Uma certa pessoa que se preocupou com o BOLSO DELE na hora de fazer a solicitação pra ANATEL, já que trabalhava pra empresa que vendia essa porcaria, mesmo que tenham avisado pra ele que isso era inutil pois a maior parte do povo não comprava por causa do preço e porque preferia usar SMS e email. Não vou citar nomes, mas quem sabe, sabe. Quem não sabe, fico devendo.) que, por sinal, nem realiza todos os serviços pelo telefone e nos fazem ir a agência, que manda a gente voltar pro telefone, que manda a gente voltar pra agência, que… enfim…

Recebi por email ontem a notificação de arquivamento do pedido ao MPF por acessibilidade. As alegações? “Os bancos já fazem o suficiente” – só não sei pra quem, visto que eu nem posso ter conta que não seja conjunta, já que tudo precisa ser resolvido por um dos titulares, via telefone. Graças a Deus, tenho o melhor e mais confiável marido do mundo. Mas e quem não tem? Foda-se?

E também que “Não houve reclamações semelhantes”. Não mesmo? Eu tenho uma penca de post falando disso e, junto com algumas pessoas, também mandei reclamação pra FEBRABAN!

Talvez o problema seja que as associações de surdos estão muito mais focadas em divulgar a LIBRAS – o que, concordo, é necessário, mas poderiam brigar por outras causas junto com isso, visto que usuários da LIBRAS também possuem conta corrente e também precisam de acessibilidade, não? – e não tem nenhuma associação representando exclusivamente as necessidades dos oralizados – lamentável, eu sei!

Enfim, diante essa péssima notícia, que basicamente deu um grandecissimo de um FODA-SE, dizendo que aceitam nosso dinheiro, porque afinal dinheiro não tem deficiência, mas não nos dão qualquer acessibilidade necessária para podermos administrar a conta e os cartões de crédito via internet, por SMS/chat/email.

Então, meu caro, se você é surdo e tiver um cartão roubado e precisar cancelá-lo, sente, chore e cometa uma fraude pedindo pra outra pessoa se passar por você.

É esse o país que vivemos!

Fonte: Desculpe, não ouvi!


Respostas

  1. Não precisava escrever palavrões, ficou um texto chulo…


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: