Publicado por: Ricardo Shimosakai | 15/07/2012

Projeção Mapeada em 3D. Criando ilusões óticas em estruturas reais.


A projeção mapeada, cada vez mais usada em todo o mundo, torna possível criar ilusões visuais através da projeção de filmes sobre superfícies variadas.

No Brasil, a Formentera Criação Cenográfica é a primeira a desenvolver a técnica para isto, e traz a tecnologia para o mercado nacional. Ela permite que um vídeo seja projetado, sem distorções, sobre formas complexas como um carro, uma estátua ou a fachada de um edifício.

A superfície que servirá de tela para a projeção é mapeada em 3D e, em seguida, o computador calcula todas as suas curvas e saliências. O filme então é adaptado à estrutura mapeada, evitando qualquer tipo de distorção na hora da projetar sobre formas e volumes. As finalidades do produto são inúmeras: campanhas publicitárias, shows, espetáculos teatrais, desfiles de moda.

O resultado são efeitos extraordinários, infinitas possibilidades de criar ilusões óticas e de forma totalmente limpa:  não é preciso usar um único pedaço de papel, plástico ou tecido. É projeção.

Alguns locais brasileiros já receberam essa tecnologia, como o Museu do Ipiranga em São Paulo, Mercado Cultural de Porto Velho, Engenho Lagoa do Fumo em São José do Mipibú, Mercado Público de Porto Alegre entre outros. Os vídeos abaixo mostram o Projection Mapping 3D, como é chamado em inglês, de uma campanha da LG usando como pano de fundo o Teatro Nacional Ivan Vazov em Sofia, a capital da Bulgária.

Em seguida a projeção feita no Cristo Redentor do Rio de Janeiro, para a campanha “Carinho de Verdade”, conhecida também como “O Maior Abraço do Mundo”, iniciativa promovida em outubro de 2010 pelo Conselho Nacional do SESI contra a violência sexual das crianças e adolescentes brasileiros. Foi premiada com a medalha de prata no New York Festivals International Advertising, nas categorias video projections e place based media, e também no Clio Awards, considerado o Oscar da Propaganda Internacional, na categoria Inovate Media.

Fonte: Consumidor Moderno


Respostas

  1. onde consigo um curso para me desenvolver os programas desta projeção?

    • Olá, divulgamos a ação ocorrida, mas não temos conhecimento de escolas que ensinem tal técnica. Procure no Google, com certeza irá achar informações mais detalhadas. Abraços.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: