Publicado por: Ricardo Shimosakai | 16/07/2012

TAM terá banheiros com acessibilidade em aeronaves Airbus A320


A TAM  será o primeiro cliente da Airbus a receber aviões da família A320 com opção de cabine destinada a passageiros com mobilidade reduzida, segundo informações divulgadas pela empresa. A parte traseira da cabine terá maior volume, contendo dois sanitários e uma galley – nome da área dedicada à armazenagem de alimentos e bebidas – menor.

A novidade nesta cabine é que dois banheiros podem ser transformados em apenas um, trazendo um espaço maior para pessoas com mobilidade reduzida.

Cabine pode transformar dois banheiros em um

De acordo com o comunicado. 39 novas aeronaves da companhia estarão equipadas com as cabines. Os aviões da família A320 operam principalmente na rota doméstica da TAM e as aeronaves com as novas cabines devem ser entregues a partir do último trimestre de 2013.

O Airbus-A320 foi o primeiro modelo de uma família de aeronaves especialmente projetada pela Airbus na categoria de um corredor (single aisle). É uma aeronave projetada para rotas médias e curtas e opera na maioria das rotas domésticas operadas pela TAM.

O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial subsônico totalmente comandado pelo sistema FBW (Fly-by-wire) do mundo, e uma novidade que provocou polêmica: dispensando os manches de controle, substituídos por side-sticks. Além disso, os computadores do avião “assumiriam o comando” da aeronave caso alguns parâmetros de controle fossem desrespeitados. Essa filosofia de controle foi duramente criticada pelos concorrentes.

Fonte: Jornal do Brasil


Respostas

  1. Ótima notícia,até que enfim…

    Falta saber se a cadeira de rodas passará pelo corredor do avião para chegar até a cabine e o sanitário…

    • Provavelmente será uma cadeira própria da companhia aérea, de uso interno, mais estreita. Com certeza eles não irão modificar todo o desenho do avião para passar cadeira de rodas largas. Por isso o anúncio é somente em relação ao banheiro adaptado, e não da acessibilidade total na aeronave. Na verdade nem acessibilidade no banheiro eles falam, e sim de um espaço maior para uso.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: