Publicado por: Ricardo Shimosakai | 04/10/2012

Santa Isabel recebe ópera acessível aos portadores de deficiência visual


Pela primeira vez, os pernambucanos com deficiência visual terão a possibilidade de apreciar por completo um espetáculo de ópera no seu Estado, e ainda em um dos teatros mais importantes do Recife: o Santa Isabel. É que na próxima sexta-feira (5), o clássico A Flauta Mágica será apresentado com a opção de audiodescrição, iniciativa inédita em Pernambuco.

Produzido pela Bersato Produção Cultural e baseada em uma das obras mais populares de Mozart (1756-1791), A Flauta Mágica estreia no Santa Isabel nesta quarta-feira (4), onde segue em curta temporada até o domingo (7). O serviço de audiodescrição será oferecido apenas na sexta-feira, graças a uma parceria com a VouVer Acessibilidade. “Estamos muito felizes em fazer esta parceria com a equipe da Bersato Produção. Por adorar essa ópera e defender que a cultura deve ser acessível para todos, não estamos cobrando pelo serviço. Infelizmente, como não conseguimos patrocínio para os outros dias, a audiodescrição só será realizada na sexta”, explicou Liliana Tavares, da Vouver, que fará a audiodescrição junto com a sua sócia, Andreza Nóbrega.

Embora lamente a falta de patrocínio, Liliana prefere destacar o lado positivo da iniciativa. “Estamos dando o primeiro passo. Torço para que o serviço se torne comum em Pernambuco, como já acontece na maioria dos teatros europeus, onde as pessoas telefonam e reservam o seu equipamento”, afirma Liliana.

A audiodescrição é realizada através de aparelhos individuais (os mesmos utilizados em eventos com tradução simultânea). Das cabines de isolamento acústico, profissionais especializados em ópera e em audiodescrição repassam informação sobre o cenário, figurino e até sobre a interpretação corporal dos artistas no palco. “As informações sobre o cenário e figurino são repassadas nos intervalos dos atos. Durante o espetáculo, realizamos a leitura das legendas dos enredos (exibidas no telão) e comentários sobre a atuação dos artistas. Mas é preciso técnica e atenção para não prejudicar a montagem. Não podemos fazer comentários durante os solos e falas dos atores”, explica Liliana.

Para a apresentação desta sexta-feira (5), serão oferecidos 50 aparelhos de audiodescrição. Os interessados podem fazer a reserva pelo e-mail vouveracessibilidade@gmail.com. Terão preferência as pessoas com deficiência visual (total ou parcial).

As pessoas que utilizarão o aparelho devem chegar ao Santa Isabel uma hora antes do início da ópera. Elas serão convidadas para um passeio pelo Teatro, onde conhecerão não só as instalações (localização de banheiros e saídas de emergência), como detalhes sobre a arquitetura, mobiliário e história do Santa Isabel.

ÓPERA –  A Flauta Mágica é considerada um marco na história da música universal, pois seu enredo trata de toda simbologia e cerimônia de iniciação à maçonaria, e em sua música estão incluídas árias conhecidas de todos, como a da Rainha da Noite.

O elenco será acompanhado pela orquestra Ensamble Barroco Sonoro Oficio e o Quinteto de Sopros Arrecife. A direção de arte é assinada por Amarilis de Rebuá, já a direção musical fica por conta do maestro Sergio Dias. Este projeto tem o incentivo da Funcultura.

NOVAS APRESENTAÇÕES – No dia 14 de novembro, o Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindú) também receberá a ópera. Além desse local, o espetáculo será realizado gratuitamente nos municípios de Goiânia, 30 de outubro, Caruaru, 08 de novembro e Triunfo, 10 de novembro.

Serviço
Teatro Santa Izabel – Praça da República – Santo Antônio
04 a 07 de outubro – às 20h
Ingressos – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Fonte: UOL


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: