Publicado por: Ricardo Shimosakai | 24/12/2012

Museu Índia Vanuíre recebe projeto de acessibilidade para a exposição de longa duração ‘Tupã Plural’


O Museu Histórico Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), tem o prazer de apresentar o seu novo Programa de Acessibilidade, implantado na exposição de longa duração “Tupã Plural”. O objetivo dos materiais é ampliar a participação e compreensão dos conteúdos, principalmente para os públicos com deficiências, sejam elas visuais, auditivas, físicas e intelectuais.

Elaborado pela museóloga e doutora pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Amanda Pinto da Fonseca Tojal, a ação inclui – em pontos estratégicos dos núcleos expositivos do museu – objetos multissensoriais, como maquetes, reproduções em relevo e réplicas de objetos etnológicos que poderão ser apreciados não somente de forma visual, mas também por meio da sensibilidade do toque e de outros sentidos. O investimento para a consolidação do programa, feito pelo Governo do Estado de São Paulo, foi no valor de R$ 210.000,00 reais.

Complementa o projeto a adaptação dos vídeos apresentados na exposição, incluindo audiodescrição para pessoas com deficiência visual, além de legendas em português e apresentações em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Dessa forma, a ação compreenderá o atendimento do público com deficiência, que poderá agendar visitas mediadas por educadores capacitados.

Além dos materiais de acessibilidade para a exposição “Tupã Plural”, o museu está fisicamente apto para receber o público deficiente. Possui corrimãos, rampas, banheiros adaptados e piso tátil, além de uma programação específica para o público com deficiência, desenvolvida em parceria com a Clínica Dom Bosco, o projeto “Museu e Cidadania”.

A implantação do Programa de Acessibilidade é mais uma importante contribuição para a socialização dos espaços culturais e museológicos e pode ser considerada uma referência em museus do Estado de São Paulo.

Fonte: BrandPress 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: