Publicado por: Ricardo Shimosakai | 31/01/2013

Cadeirante com esclerose múltipla teve que acender um cigarro para sair do avião


Viajante regular, Pilar Serrano ainda está indignada com o incidente feio que experimentou na chegada a Barajas em um voo da Ryanair. Ela visitou Dublin (Irlanda) com seu esposo e um grupo de amigos, e na volta, esta madrilena de 49 anos teve de esperar quase duas horas para sair do avião. Desde 2008 está em uma cadeira de rodas pelos efeitos da esclerose múltipla, e, portanto, deve usar o serviço para pessoas com deficiência nos aeroportos. Nunca havia tido problemas, mas desta vez se viu obrigada, afirma, a “acender um cigarro” para que viessem buscá-la. Aena, gestora dos aeroportos espanhois e responsável por essa assistência, admite um atraso de 41 minutos e indica que a assistência estava programada, mas a Ryanair não avisou da espera. A empresa reclama que estes atrasos são “quase diariamente”.

A normativa europeia exige aos aeroportos para prestar um serviço às pessoas com mobilidade reduzida desde 2008. Serrano não tem claro a quem atribuir a culpa pelo atraso. Mas sabe quem sofreu as consequências: “Não foi só a espera. Eu tenho incontinência, e calculo o tempo das minhas viagens. Todo o tempo que eu esperei fiquei molhada. Ninguém pode compreender até que se sente nessa cadeira.”

De acordo com detalhes, no desembarque, como de costume, desembarcaram todos os passageiros. Outros dois viajantes haviam solicitado o serviço para as pessoas com mobilidade reduzida, porque estavam de muletas. “A única que necessitava da cadeira especial [um modelo que se encaixa nos corredores do avião] era eu”, explica. Para prolongar o tempo de espera, os outros dois passageiros decidiram caminhar por conta própria. E ela foi deixada sozinha com seu parceiro. “Havia vários aeromoças, mas disseram que não sabiam nada”, acrescenta.

Uma hora e quarenta e cinco minutos, aproximadamente, Serrano perdeu a paciência: “Quando já não aguentava mais, acendi um cigarro. Eu sei que é errado [está proibido fumar em aviões desde 1999], mas não sabia o que fazer. É incrível, em seguida, vieram correndo. Sai chorando.”

Aena e Ryanair confirmam a ocorrência, sem aprofundar nos detalhes. O gestor do aeroporto disse que ele havia reclamado para a empresa prestadora do serviço, a Iberia Eulen, “porque demorou 41 minutos a mais do que os 20 estabelecido.” Além disso, no ano passado se atendeu mais de um milhão de passageiros em seus aeroportos, 300.000 deles no Aeroporto Barajas, e o índice de qualidade foi de 4,3 sobre um máximo de 5. A assessoria de imprensa de Eulen declinaram em se pronunciar sobre o caso.

Aena também observa que, a Ryanair avisou antes do vôo para o serviço, – que estava programado -, “também devia ser informado, quando o avião aterrissou, de que havia que desembarcar uma pessoa com mobilidade reduzida, e não foi feito.” A empresa, entretanto, enfatiza que “Aena e Iberia-Eulen foram corretamente notificados antes da data do voo,” e que “o serviço para pessoas com mobilidade reduzida causa o mesmo tipo de atrasos quase todos os dias.” Neste sentido, acrescenta que estes atrasos não só afetam os passageiros que necessitam de cuidados, mas também aqueles de vôos posteriores que sofrem atrasadas. AENA responde que, neste caso, a aeronave afetada “passou a noite dentro do aeroporto, ou seja, não iria sair imediatamente para outro destino.”

O Comitê Espanhol de Representantes de Pessoas com Deficiência não tem dados de reclamações sobre este assunto, mas em 2009 elaborou um relatório sobre várias reclamações apresentadas por pessoas com mobilidade reduzida, tais como falta de espaço nos assentos para suas próteses ou a distância das áreas onde estão instaladas nas aeronaves as saídas de emergência.

Carmen Valls, gerente da Fundação Esclerose Múltipla de Madri, diz que os protestos são relativamente frequentes e muitas vezes há atrasos, como o que sofreu Pilar Serrano, membro desta organização. Valls declara: “Os transportes públicos estão cada vez mais adaptado, mas ainda há muitas deficiências”

Fonte: El Pais

 


Respostas

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