Publicado por: Ricardo Shimosakai | 27/06/2013

Novo guia turístico para descobrir Alentejo e Estremadura espanhola sem barreiras


Quatro territórios parceiros formam o guia turístico Rota Sem BarreirasQuatro territórios parceiros formam o guia turístico Rota Sem Barreiras

A versão renovada e atualizada do «Guia de Turismo Acessível», com 163 sítios para turistas com deficiência, sobretudo motora, poderem “descobrir”, sem barreiras, o Alentejo e a Estremadura espanhola, foi lançada ontem, terça-feira.

O guia é um dos quatro produtos criados no âmbito do projeto luso-espanhol «Rotas Sem Barreiras», para “estimular e promover” o turismo acessível naquelas regiões, e que foram ontem lançados Centro de Convívio da vila alentejana de Ourique.

O «renovado» guia sugere 163 sítios turísticos acessíveis, de forma total ou condicionada, a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como cegos, surdos, deficientes motores e idosos, explicou à agência Lusa a coordenadora do projeto, Manuela Fialho.

Entre os sítios sugeridos, mais 18 do que a primeira versão do guia lançada em 2008 e que estão situados em 13 municípios alentejanos e 19 localidades das comarcas espanholas de Olivença e de Tentúdia, encontra-se património histórico, religioso e natural, museus, alojamentos, restaurantes e bares, sítios de venda de produtos locais e equipamentos de atividades de lazer.

O guia está disponível em três línguas (português, espanhol ou inglês) e nos formatos papel e digital, sendo que este é fornecido num dispositivo de memória portátil conhecido por «pen drive», explicou Manuela Fialho, referindo que também há uma versão digital adaptada a pessoas cegas.

Além do guia, o projeto apresentou também hoje o sítio de Internet «Rotas Sem Barreiras», que compila e disponibiliza, de “forma acessível” a pessoas com deficiência, as informações sobre a oferta de turismo acessível constante no guia, disse Manuela Fialho.

Na Internet, os sítios turísticos acessíveis podem ser procurados por georreferenciação e algumas informações já estão disponíveis em língua gestual e formato áudio, explicou Manuela Fialho.

O espetáculo «Muito ajuda o que não atrapalha», uma comédia da Companhia de Teatro Baal17, de Serpa, criada para o projeto e que estreou em 2012, para promover o turismo como “um bem social e que deve estar ao alcance de todos os cidadãos, inclusive dos portadores de deficiência”, foi outro dos produtos apresentados hoje.

O «Rotas Sem Barreiras» envolve duas associações de desenvolvimento local alentejanas (Terras Dentro e Esdime) e duas espanholas, das comarcas de Olivença (Aderco) e de Tentudía (Cedeco), na província de Badajoz.

Conheça o site do projeto Rota Sem Barreiras. Um turismo para todos.

Fonte: diarionline


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: