Publicado por: Ricardo Shimosakai | 22/07/2013

Estúdio Hybrido e Tagarellas Audiodescrição promovem oficina de xilogravura para pessoas com deficiência visual


A xilogravura, que consiste na confecção manual de uma matriz para impressão, pode ser executada por pessoas com deficiência visualA xilogravura, que consiste na confecção manual de uma matriz para impressão, pode ser executada por pessoas com deficiência visual

O Estúdio Hybrido é um espaço de criação e arte que atua em projetos nas áreas das artes visuais, moda, dança, performance, vídeo e fotografia. Com a intenção de ampliar o acesso à produção artística, realizará no dia 27 de julho (sábado), das 14h às 18h, em Porto Alegre/RS, uma oficina de xilogravura destinada a pessoas com deficiência visual. A atividade, proposta pela intérprete de Libras Ana Cristina Meneghetti e promovida com apoio da Tagarellas Audiodescrição, é gratuita e tem número limitado de vagas mediante inscrição prévia. Para participar, não é necessária qualquer experiência anterior.

Interessados em tornar a produção da arte acessível a todos e estimular o protagonismo de diferentes públicos, os idealizadores do Hybrido, Marcelo Monteiro e Vanessa Berg, já realizaram, em 2012, uma oficina de xilogravura para estudantes surdos. Agora, chegou a hora de convidar as pessoas cegas e com baixa visão para essa experiência. A intenção é multiplicar iniciativas inclusivas em diferentes segmentos artísticos, trazendo oportunidades para pessoas com deficiência.

A xilogravura é uma das grandes paixões de Marcelo Monteiro. A técnica, na qual se utiliza a madeira como matriz, permite a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte. Simplificadamente, o processo funciona como o dos carimbos. Em Porto Alegre, nos anos 50, o Clube da Gravura, fundado por Vasco Prado e Carlos Scliar, notabilizou-se na produção dessa modalidade artística. No Nordeste do Brasil, a xilogravura é usada na impressão de cordéis, que promovem a poesia local.

Marcelo Monteiro é artista visual que trabalha com gravura, desenho, fotografia e vídeo desde o ano 2000. Vanessa Berg é designer de moda que pesquisa o uso de materiais alternativos desde 2005. Ambos, além de produzirem individualmente, convidam outros artistas para projetos híbridos, com a intenção de provocar o diálogo entre as diversas manifestações criativas.

As inscrições para a oficina de xilogravura já estão abertas. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de reserva (pelo tagarellasproducoes@gmail.com ou fones (51) 3384 1851 e (51) 8451 2115). Todo o material utilizado no curso será fornecido pelo Estúdio Hybrido, sem qualquer custo aos participantes. As peças produzidas na oficina serão posteriormente expostas na Capital, em mostra acessível com data e local a serem divulgados oportunamente.

SERVIÇO – Oficina de xilogravura para pessoas com deficiência visual.
Data e horário: 27 de julho, sábado, das 14h às 18h.
Local: Estúdio Hybrido (R. Gen. Vasco Alves, 361 (esq. Duque de Caxias) – Porto Alegre).
Ministrante: Marcelo Monteiro.

Inscrições: Gratuitas, com vagas limitadas e por ordem de reserva. Confirme a sua hoje mesmo enviando mensagem com nome, telefone e e-mail para tagarellasproducoes@gmail.com ou ligando para (51) 3384 1851 ou (51) 8451 2115.

Transporte: Ônibus C1 e C3 (Carris): desça na primeira parada da Duque de Caxias, suba a rua e dobre na primeira à esquerda. Lotação Rio Branco: desça na esquina da Duque de Caxias com a Vasco Alves e atravesse a rua.

Fonte: Tagarellas Producoes


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: