Publicado por: Ricardo Shimosakai | 05/01/2014

‘Mr Holland – Adorável Professor’. Músico, professor e pai de surdo.


MSDMRHO EC005Glenn Holland (Richard Dreyfuss) e Iris Holland (Glenne Headly) acompanhando a gravidez de seu filho surdo

O filme relata a história de um músico profissional (Richard Dreyfuss) que deseja dinheiro e sucesso como maestro e compositor. Porém, com algumas dificuldades financeiras, Holland vê a necessidade de trabalhar para completar a sua renda, sua meta é trabalhar apenas por quatro anos. Então, decide dar aula de música em uma escola de seu Estado.

Em seu primeiro dia de aula sente-se inseguro é nervoso, pois nunca houve a vontade de ser professor, ele só faz essa opção por achar que dando aula poderá ter tempo para compor. Holland percebe o desinteresse e a falta de compromisso de seus alunos e a falta de aptidão para tocar instrumentos. A partir da prova que aplica percebe a sua dificuldade de lecionar e a dificuldade de seus alunos prestarem atenção no que ele está querendo passar.

Com a notícia que sua esposa (Glenne Headly) está grávida, percebe que irá que trabalhar por mais tempo, assim deixando um pouco de lado seu sonho de compositor. Aos poucos Holland aproxima-se dos seus alunos, a partir dos gostos musicais de seus alunos, ele mostra que a música não é algo desinteressante.

Holland trabalha em uma escola conservadora, então quando está ensinando aos seus alunos músicas de Rock and Roll é chamado ao gabinete de sua diretora, pois como colégio conservador não aceita este tipo de música.

Ele é convidado para ensaiar a banda da escola para um desfile cívico, porém, não consegue coordenar seus alunos para marchar e tocar os instrumentos ao mesmo tempo, então, ele recebe ajuda do professor de Educação Física, porém, está ajuda seria uma troca. O professor de Educação Física ajudaria Holland se ele ajudasse seu aluno que está fora do time de futebol por ter notas abaixo da média. Holland aceita o desafio, porém, percebe que o rapaz não tem nenhuma aptidão musical, tenta descobrir como ajudar este rapaz a melhorar as notas e voltar ao time. Holland, aos poucos muda o seu método de ensinar, ganhando o carinho e atenção de seus alunos.

Holland desenvolve uma ligação com seus alunos, quando se depara com a deficiência de filho a surdez. Ao descobrir sobre a deficiência de seu filho a sua vida muda, pois a cada dia Holland se dedica a escola, deixando a cargo a educação de seu filho a sua esposa. Para o desenvolvimento de seu filho, Holland e sua esposa matriculam em uma boa escola. Nesta escola, ele aprenderá a língua de sinais e seus pais também, porém, a escola destaca que para melhor desenvolvimento de seu filho a participação da família é fundamental.

A relação de Holland com seu filho é um pouco difícil, ele não o compreende, tem dificuldade de se relacionar, seu filho cobra mais presença de seu pai, pois como Holland dedica o seu tempo a escola acaba deixando de lado seu filho.

Holland percebe a insatisfação do filho e propõe a escola, um concerto em homenagem ao filho, então ele rege a sua orquestra, com a música de John Lennon, ele adapta o palco para os surdos, como painéis luminosos e intérprete de sinais. Com isso o professor melhora a sua relação com seu filho.

Passado alguns anos com pouca verba a escola retira algumas disciplinas do quadro escolar como artes, músicas, etc. Holland se vê obrigado a sair e se aposentar, depois de tantos anos lecionando nesta escola e de ser um professor de sucesso. Porém, o que ele não esperava e que na sua saída, os alunos de todos os anos fizessem uma homenagem, em que, ele iria reger.

Este filme demonstra a luta de um professor que tenta incluir seus alunos de alguma forma na sociedade e na escola e mostra o drama de ter um filho surdo que precisa de assistência, porém, está deve ser primeiramente da família com a aceitação da deficiência e amor. E como é importante o deficiente não ser excluído da sociedade.O filme expõe como é fundamental o papel do professor e que realmente o professor marca a vida do aluno.

Título Original: Mr. Holland’s Opus; Gênero: Drama; Duração: 140 min.; Ano de lançamento (EUA): 1995; Distribuição: Buena Vista Picture; Direção: Stephen Herek.

Fonte: Educação Especial e Inclusiva

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: