Publicado por: Ricardo Shimosakai | 11/07/2014

Como um deficiente visual e auditivo acompanha os jogos do Brasil


Hélio Fonseca Araújo e Regiane ajudaram o amigo Carlos (surdocego), a acompanhar o jogo de abertura do Brasil na Copa do MundoHélio Fonseca Araújo e Regiane ajudaram o amigo Carlos (surdocego), a acompanhar o jogo de abertura do Brasil na Copa do Mundo

A Copa está na internet, nos rádios e na TV, pronta para que qualquer espectador acompanhe cada passada em campo e vibre cada vez que a bola entrar na rede. Mas e os surdos-cegos, eles fazem como? Carlos Jr., com a ajuda dos amigos Hélio Fonseca Araújo e Regiane, conseguiu acompanhar a abertura e o primeiro jogo, entre Brasil e Croácia, de um jeito bastante diferente.

Instrutor de Libras, Hélio criou uma maquete do campo com linhas perceptíveis e, usando Libras-Táteis e a comunicação háptica, conseguiu reproduzir tudo o que acontecia no gramado. Enquanto Hélio guiava as mãos de Carlos e contava para ele, em Libras-táteis, o que estava acontecendo no jogo, Regiane mostrava com toques em suas costas informações como o número de cada jogador, cartões dados e faltas.

O vídeo é longo (e belíssimo!) e mostra desde a preparação da maquete até a vibração de Carlos com o gol, a partir dos 9:50 minutos. Assista:

Fonte: hypeness


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: