Publicado por: Ricardo Shimosakai | 23/07/2014

Aplicativo ajuda deficientes visuais com o transporte coletivo


Luiz Eduardo Porto, que é deficiente visual há 23 anos, auxiliou o desenvolvimento do app para smartphonesLuiz Eduardo Porto, que é deficiente visual há 23 anos, auxiliou o desenvolvimento do app para smartphones

Andar pela calçada, encontrar uma parada e identificar qual ônibus o levará para o local desejado. Para quem é deficiente visual, os obstáculos na hora de utilizar o transporte público são inúmeros. Mas, a partir desta terça-feira (13), quem não enxerga e precisa se locomover através de coletivos pela Região Metropolitana do Recife (RMR) terá uma ferramenta tecnológica como aliada. É que o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), em parceria com a Cittati, lançou o aplicativo CittaBus Acessibilidade que informa, através de um dispositivo de voz, quais linhas passam em um determinado ponto e em quanto tempo um veículo específico chegará ao local desejado.

Para usar, basta que os interessados acessem a Google Play (Android) ou App Store (iOS). Com a ferramenta em mãos, o usuário poderá saber quais são os pontos próximos da sua localização. Através de um dispositivo de voz, o software lista todas as linhas que passam em uma parada e quando a linha de interesse for selecionada, o usuário só precisa tocar na tela para começar a monitorar o coletivo.

Para que nenhum detalhe fosse esquecido na hora de criar o aplicativo, a equipe da Cittati contou com a ajuda de Luiz Eduardo Porto, desenvolvedor de 46 anos que é cego desde os 23. “Antes do aplicativo eu precisava ficar cerca de 20 minutos em uma parada esperando um ônibus. Agora, eu posso poupar meu tempo e entrar no coletivo sem precisar ficar perguntando o tempo todo qual ônibus está se aproximando da parada, já que ele emite um alerta dois minutos antes de o veículo chegar ao meu ponto”, explica o desenvolvedor.

A versão atual do Cittabus, lançada em fevereiro, já avisa quais veículos são adaptados para cadeirantes. Com aproximadamente 60 mil downloads e dez empresas de transporte público cadastradas, o software engloba 70% da frota da Região Metropolitana do Recife (RMR), o que corresponde a 2.100 ônibus. Por enquanto, a ferramenta é disponibilizada apenas para o sistema operacional Android. Segundo a Cittati, responsável pelo desenvolvimento do serviço, os usuários de iOS vão receber o app ainda nesta semana.

Fonte: Leia Já


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: