Publicado por: Ricardo Shimosakai | 28/07/2014

JC Debate sobre o Deficiente Empreendedor na TV Cultura


A jornalista Andresa Boni entrevista Ana Paula Peguim e Ricardo Shimosakai para falar do empreendedorismo da pessoa com deficiênciaA jornalista Andresa Boni entrevista Ana Paula Peguim e Ricardo Shimosakai para falar do empreendedorismo da pessoa com deficiência

O programa recebe Ana Paula Peguim, coordenadora do Programa Sebrae Mais Acessível e Ricardo Shimosakai, empresário da área de turismo adaptado.

O público-alvo do projeto Sebrae Mais Acessível, explica a entidade, são os empresários, com ou sem deficiência, e futuros empreendedores de pequenos negócios que já trabalham na informalidade. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vai orientar como contratar e integrar pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A Turismo Adaptado trabalha a acessibilidade e inclusão no lazer e turismo, com diversas atuações. A mais recente, é a estruturação de uma operadora de turismo acessível, onde são criados e comercializados roteiros de viagem acessíveis de acordo com a necessidade do turista com deficiência, mobilidade reduzida ou outra necessidade específica.

O assunto do JC Debate é sobre o deficiente empreendedor. Segundo o relatório do Banco Mundial, existem 1 bilhão de pessoas com deficiência em todo o mundo.

Por aqui, segundo o IBGE, há mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, eles são 14% da população, mas eles ocupam menos de 1% das vagas de trabalho e diante dessa proporção, muitos usam a própria deficiência para se tornar empreendedores, geralmente para atender clientes com limitações semelhantes às suas.

No final de 2013, o Sebrae de São Paulo mapeou o papel dos deficientes físicos do mercado empreendedor no estado e segundo a pesquisa, o empreendedorismo é hoje responsável pela renda de 25% dos deficientes físicos economicamente ativos em São Paulo.

O JC Debate, que começa às 13h30, de segunda a sexta conta com convidados para discutir assuntos que estão na pauta do dia. Os prós e os contras, além do ponto de vista do cidadão, com a mediação feita pela jornalista Andresa Boni.

Andresa Boni é Jornalista, com 15 anos de experiência em telejornais, programas de televisão e reportagens especiais. Já trabalhou para os canais Bandeirantes, Band News e Rede 21, sempre nas editorias de ação social, cidades, economia, meio ambiente, arte e cultura. Está na TV Cultura desde 2007, onde atuou nas principais atrações da emissora, como Jornal da Cultura, Metrópolis, Vitrine, Repórter Eco, Matéria de Capa, Planeta Cidade e o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Também foi repórter de Documentários como “O Muro de Berlim – 20 anos da queda” , “As rimas plásticas do cubismo” e Cidades- o mundo que construímos.

Fonte: TV Cultura


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: