Publicado por: Ricardo Shimosakai | 04/09/2014

Seminário de Turismo Acessível em São Luis. Inclusão Social e Mercado Potencial.


Da Lagoa da Jansen ao Cebtro Histórico, São Luis possui um enorme potencial turístico que também pode ser acessívelDa Lagoa da Jansen ao Cebtro Histórico, São Luis possui um enorme potencial turístico que também pode ser acessível

Estão abertas as inscrições para o Seminário ‘Turismo Acessível – Inclusão Social e Mercado Potencial’, que tem como objetivo discutir a acessibilidade em São Luís e a importância para a comunidade local e para o desenvolvimento do turismo como um todo. O evento será realizado no dia 19/09/14 das 13h as 19h no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

De acordo com dados do IBGE, o Brasil possui cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e mais de 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Isso nos faz perceber que precisamos urgentemente rever as políticas públicas voltadas para esse público. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Turismo de São Luis realizará em 19 de setembro, o Seminário “Turismo e Acessibilidade”, cujo tema central é inclusão social e mercado potencial.

O tema do seminário será desenvolvido através de palestras ministradas por profissionais com experiência na área e apresentações de casos de sucesso de estados que já desenvolvem com maestria o tema ‘Turismo Acessível’. Entre os convidados estará a consultora do projeto ‘Praia sem Barreiras, de Recife-PE, Mosana Cavalcanti; O diretor de turismo e cultura do município de Socorro – SP, Acácio Zavanella; Priscilla Grintzos, do Ministério do Turismo; e o consultor em turismo acessível, Ricardo Shimosakai.

O público alvo do Seminário é, além da comunidade local, acadêmicos e profissionais dos cursos de Turismo, Hotelaria, Ed. Física, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Arquitetura, Engenharia, trade turístico e entidades ligadas à temática. Na oportunidade, haverá discussão com os participantes com a finalidade de pensarmos juntos os caminhos de inclusão para o turismo na cidade de São Luís. Teremos programação em braile e intérprete de libras.

O credenciamento dos inscritos acontecerá no dia 19 de setembro das 12h as 13h, no Auditório Central da UFMA. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3212-6205,email (turismoacessivelslz@gmail.com) ou WhatsApp8122-0462. Será necessário apenas 1kg de alimento não perecível no dia e local do evento. Os alimentos arrecadados serão doados para uma instituição relacionada com acessibilidade.

Programação

12h as 13h – Credenciamento

13h – Cerimonial de abertura do evento

SETUR – COMDEF – UFMA – MTUR – Sec Turismo de Recife – Sec de Turismo e Cultura de Socorro – Empresa Turismo Adaptado – IPHAN – CEPD

14h – Palestra: Turismo e Acessibilidade. Inclusão Social e Mercado Potencial – Ricardo Shimosakai

15h – Relato de experiência da Cidade de Socorro SP – Acácio Zavanella

16h – Coffee Break

16h30 – Relato de experiência do Projeto Praia sem Barreiras em Recife PE – Mosana Cavalcanti

17h30 – Ações do Ministério do Turismo para Acessibilidade – Priscilla Grintzos

18h30 – Debate: Discussões e encaminhamentos

19h – Encerramento

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de São Luis


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: