Publicado por: Ricardo Shimosakai | 02/11/2014

‘Além da Luz’. Documentário premiado sobre a deficiência visual.


Cartaz do filme ‘Além da Luz’, um filme de Yves Goulart, mostra uma criança com deficiência visual sorrindoCartaz do filme ‘Além da Luz’, um filme de Yves Goulart, mostra uma criança com deficiência visual sorrindo

O documentário mostra a realidade de sete cegos brasileiros, sendo cinco de Santa Catarina. Ele é um dos pioneiros na técnica de audiodescrição, sendo que tudo na tela é narrado, o que faz com que uma pessoa com deficiência visual possa “assistir” ao filme. “Muitos dos deficientes visuais nunca foram ao cinema, pois num filme normal, sem audiodescrição, fica difícil entender o filme. Por isso optamos em fazer um filme sobre eles, também para eles. Seria hipocrisia da nossa parte fazermos um filme sobre cegos sem pensar em incluí-los em nossa audiência”, comentou Marcelo Nigri, produtor do filme.

“Quando se fala em deficiência visual, muitas vezes somos levados a pensar em algo triste e limitador. Em Além da Luz sete cegos brasileiros mostram com muito otimismo, humor e desenvoltura como vivem uma vida normal e até, às vezes, mais produtiva que muitas pessoas que enxergam”, explica Yves Goulart, diretor catarinense.

Saiba mais –  Além da Luz é uma produção independente (a distribuição do DVD é da Goulart Filmes) e gravado nas cidades de Criciúma, Urussanga e Cocal do Sul, além do Rio de Janeiro, Nova York e França.  São 82 minutos que levaram o documentário a recebe o Prêmio Especial do Júri Popular no Festival de Cinema BRAPEQ (2010) em Pequim, na China, e a Palma de Ouro, no Festival Internacional de Cinema do México (2010). Além da Luz também teve apresentações especiais na ONU, em Nova York, na Unesco, em Paris e no Senado Federal Brasileiro, na Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Engeplus


Respostas

  1. Obrigada pela dica Ricardo! Vou passar para meus alunos. Bjs

    • Acompanhe sempre Luciane, você poderá ter muitas dicas. Repasse o endereço no site, assim outros também terão. Obrigado!

  2. Republicou isso em arte para invisuais.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: