Publicado por: Ricardo Shimosakai | 24/11/2014

Aeroporto de Joinville contará com o sistema de acessibilidade ELO


Sistema de conectores climatizados fazem a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, com acessibilidadeSistema de conectores climatizados fazem a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, com acessibilidade

O Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro Loyola (SC) está recebendo a instalação do sistema ELO. Os dois conectores, compostos por um conjunto de corredores climatizados, no mesmo nível do solo, vão aprimorar os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros. A prioridade será para o atendimento pleno às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de reforçar o conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade. Ao todo, R$ 4,21 milhões estão sendo investidos pela Infraero nessa melhoria.

Os trabalhos de instalação começaram no final de outubro e o sistema ELO deverá estar disponível aos passageiros em meados de novembro, quando começarão as primeiras operações assistidas de embarque e desembarque com proteção do vento, sol e chuva e também permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acessem as aeronaves com conforto e segurança. “Esse é um projeto inovador no País, que vai aperfeiçoar o atendimento aos passageiros, além de oferecer as melhores práticas de acessibilidade aos viajantes com deficiência e mobilidade reduzida”, afirma o diretor de Aeroportos da Infraero, Marçal Goulart.

Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de até 225 quilos.Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de até 225 quilos.

A estrutura foi desenvolvida a partir da parceria entre a Infraero e a empresa gaúcha Ortobrás, especializada em acessibilidade. Com tecnologia nacional, o sistema se diferencia da estrutura suspensa dos conhecidos “fingers” por estabelecer uma ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo que apresenta duas opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com capacidade para 225 kg, destinado ao uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

O sistema ELO segue o conceito de sustentabilidade e atende aos princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O equipamento também é adequado para aeronaves como o Boeing 737, Airbus 320 e Embraer 190 e 195, comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras.

Fonte: Mercado e Eventos


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