Publicado por: Ricardo Shimosakai | 17/03/2015

Acessibilidade no Teatro Marília em Belo Horizonte


Fachada do Teatro Marília após a reformaFachada do Teatro Marília após a reforma

Em maio de 2014 o Teatro Marília foi reaberto ao público, após ficar cerca de 10 meses em reforma, para obras de modernização. O imóvel, que data de 1964, está localizado na Avenida Alfredo Balena, no Bairro Santa Efigênia, bem perto do Parque Municipal.

Thiago e eu estivemos lá na semana passada, para assistir a um concerto com a Orquestra de Câmara Opus, e então tive condições para avaliar a acessibilidade do local.

Acessibilidade para cadeirantes

O Marília é um espaço pequeno e não muito confortável, tanto no que diz respeito à área externa quanto ao teatro propriamente dito. A reforma ampliou o número de lugares, mas, embora eu não tenha conseguido confirmar esta informação, parece que o espaço foi inaugurado antes de ser finalizado. A escada externa não tem proteção contra chuva, o banheiro acessível não tem equipamentos básicos, e o espaço não conta com uma cafeteria. Ou seja: ainda está deixando a desejar, apesar da modernização.

Telefonei antes para me certificar de que a lei que garante acessibilidade havia sido respeitada, e a atendente me informou que o espaço era acessível.

Assim que cheguei, o segurança me viu e se encaminhou para disponibilizar a plataforma elevatória que me deixaria no piso de entrada (ela se encontra alguns passos adiante da escadaria). Após passar a bilheteria, outra plataforma me auxiliaria a transpor alguns degraus que levam ao nível dos sanitários e da entrada para o teatro. Mas eu ainda deveria transpor uma passarela com piso de vidro, que está estrategicamente colocada sobre outros degraus. Engenhoso…

Ao adentrar o teatro propriamente dito, já encontramos os vários espaços reservados para os cadeirantes, que estão na última fileira, com poltronas ao lado, para acompanhantes. Preferi me assentar na poltrona do teatro, porque elas são mais altas que a minha cadeira de rodas, e assim minha visibilidade seria maior.

Se preferir, há como descer a rampa lateral e se transferir para alguma poltrona mais à frente. Porém, como o teatro é pequeno, a visibilidade é boa na última fileira.

Sanitário acessível

Uma pequenina rampa deve ser transposta para chegar ao banheiro. E, como eu disse, ele está inacabado. Mas a porta atende às normas (tem pelo menos 80cm de largura), e há bastante espaço para giro da cadeira. A pia tem espaço para aproximação frontal, mas não há assento sanitário, nem barras de segurança.

Entorno

Não é fácil estacionar nas proximidades do Teatro Marília. Por isso, sugiro que vá de táxi, ou acompanhado, para facilitar a circulação e a travessia da avenida, pois talvez precise parar longe.

Fonte: Cadeira Voadora


Respostas

  1. Republicou isso em Eu Vivo a Melhor Idadee comentado:
    Mais um teatro com acessibilidade!


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: