Publicado por: Ricardo Shimosakai | 01/04/2015

Boas práticas de acessibilidade na hotelaria


Quartos com acessibilidade ainda são poucos no mercado, diante de uma demanda de turistas com deficiência tão grandeQuartos com acessibilidade ainda são poucos no mercado, diante de uma demanda de turistas com deficiência tão grande

Foi o tempo em que oferecer um ótimo colchão, uma televisão gigantesca e um chuveiro estupendo eram os grandes diferenciais que atraíam e fidelizavam hóspedes. Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso do público comum a diversos produtos, esses artigos que antes geravam alvoroço tornaram-se coisas banais.

A abertura econômica da década de 1990 também tem sua parcela de culpa na popularização dos hotéis, uma vez que trouxe para o país diversas redes internacionais, aumentando assim a concorrência e oferta de quartos. Hoje, o tradicional deu espaço para as fechaduras eletrônicas, economizadores de energia, sensores de presença, TVs de LCD ou LED, internet sem fio e check-in eletrônico, que também já deixaram de ser itens exclusivos e passaram ao status de obrigatórios.

Mas o que fazer então para ser um diferencial do mercado? A ideia agora é apostar em públicos específicos, como o dos portadores de necessidades especiais.

Segundo o IBGE, aproximadamente 15% da população brasileira é formada por indivíduos com algum tipo de deficiência. Com esse número expressivo, torna-se impossível entender o porquê da rede hoteleira não ter dado atenção a este público mais cedo – e não por uma questão puramente mercadológica, mas também humanitária, de inserção do indivíduo na sociedade.

Por falta de conhecimento, gestores acabam negligenciando o suporte aos deficientes ou atuando de forma errônea. Para auxiliar você, separamos algumas dicas de boas praticas de acessibilidade. Confira!

Acesso ao estabelecimento 

É comum encontrarmos em hotéis e pousadas fachadas fenomenais, que encantam por sua arquitetura e beleza. No entanto, mais comum ainda é perceber que na maioria dos casos, a acessibilidade foi deixada de lado, claramente esquecida no planejamento. Em boa parte dos estabelecimentos, podemos encontrar os mesmos problemas logo na entrada, como:

  • Falta de rampas de acesso;
  • Não existem plataformas elevatórias, muito menos um intercomunicador ou botão de chamada;
  • Quando as rampas existem, elas estão com inclinação irregular, sem corrimão ou então apresentam pisos escorregadios;
  • Portas estreitas, que inviabilizam o uso adequado de cadeiras de rodas;
  • Falta de profissionais treinados para lidar com público que apresenta mobilidade condicionada.

É preciso lembrar também de reservar vagas no estacionamento para veículos cujos donos possuem mobilidade condicionada. Não se esqueça que estas vagas precisam estar em locais estratégicos, que facilitem a locomoção do seu hóspede especial.

No check-in 

O balcão de atendimento deve contar com profissionais capacitados para atender aos dois tipos de público: sem e com mobilidade condicionada. Para facilitar o acesso, o ideal é que o balcão possua uma região rebaixada para atender cadeirantes, pessoas com baixa estatura e até mesmo crianças. Além disso, o recepcionista, ao atender um cliente com mobilidade condicionada, deverá averiguar o nível de limitações do cliente. Esses aspectos são facilmente identificados por profissionais que receberam cursos preparatórios.

No interior do seu estabelecimento 

Você possui piscina, restaurante, área de lazer e de convívio? Se possui, deve adequar todos os ambientes, deixando espaços maiores para locomoção das pessoas e permitindo o acesso por qualquer pessoa em qualquer ambiente.

No check-out 

No check-out, pode-se efetuar os seguintes processos:

  • Recolher a bagagem do quarto;
  • Atender às orientações solicitadas pelo hóspede;
  • Auxiliar o cliente na saída do hotel e no acesso ao veículo;
  • Transportar a bagagem;
  • Cadastrar a satisfação do cliente.

Outro ponto que deve ser levado em conta é o banheiro. Este costuma ser um espaço particular, por isso é preciso equipá-los com móveis que gerem mobilidade individual para portadores de mobilidade condicionada.

A Turismo Adaptado possui um Programa de Acessibilidade hoteleira onde é formatado uma preparação adequada ao hotel, desde da parte estrutural e de equipamentos, até o atendimento e métodos de divulgação, para se ter um investimento correto e com retorno desejado. Entre em contato. turismo@turismoadaptado.com.br – (11) 3846-6333 / 99854-1478

Fonte: Hosped.in


Respostas

  1. A ideia de criar esse Programa é realmente algo muito valido e que precisava ser feito já fazia tempo, parabéns Sr. Ricardo pela iniciativa! Sou acadêmica finalista em turismo e meu trabalho de conclusão é sobre a acessibilidade nos alojamentos de floresta para os deficientes físicos e graças ao site consegui material de grande importância para compor o trabalho. Esse publico precisa ser considerado para esses tipos de hotéis também e visitando o site percebe-se com os artigos que existe interesse desse publico em conhecer os outros tipos de meio de hospedagem sim. Parabéns por todo o seu Trabalho!!

    • Olá Iris, muito obrigado! Alojamentos de floresta também precisam ser acessíveis. Conheci um no Amazonas, e tive dificuldades, mas não deixei de fazer nada. A hospitalidade do estabelecimento foi importante, mas a coisa não pode parar ai. Beijos.

  2. Ola boa tarde

    Meu marido e cadeirante e sempre que viajamos temos quw alugar cadeira de banho/higienica, pois mesmo os hoteis com acessibilidade nao dispoinibilizam esta cadeira aoa hospedes e sim aqueles bancos que nao sao adequados.
    E investimento muito barato oara um hotel, entre 300/500 reais e isso faciltaria muito.

    Obs: em todos os hoteis que vou dou esta sugestao

    Doroti

    • Quando pessoas viajam através da Turismo Adaptado e necessitam de cadeira de banho, providenciamos o equipamento. Esta é uma das diferenças entre viajar por conta própria, ou até mesmo com agências de viagens convencionais, ou escolher os nossos serviços.


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