Publicado por: Ricardo Shimosakai | 27/05/2015

Acessibilidade no Museu do Índio – FUNAI


Atividades com danças e cantos Fulni-ô, pintura corporal Kuikuro e  muita interatividade com o públicoAtividades com danças e cantos Fulni-ô, pintura corporal Kuikuro e  muita interatividade com o público

O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio – Funai, tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas. Como instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, empenha-se em divulgar a diversidade existente e histórica entre centenas de grupos indígenas brasileiros.

O encontro de alunos do Instituto Benjamin Constant com as culturas indígenas, no Museu do Índio, foi de muitas descobertas e alegrias. O grupo de 22 adolescentes conheceu o Espaço Kariok, que ocupa uma casa construída pelos guarani do Rio de Janeiro, e se divertiu com os artefatos produzidos em várias aldeias do País. As professoras Fabiana Alvarenga Rangel e Marta Donola Victorio destacaram a importância da experiência como complemento do conteúdo apresentado previamente em sala de aula.

O Museu do Índio se preocupa em levar informações sobre as culturas indígenas ao maior número de pessoas possível, independente de suas condições físicas, sociais e intelectuais. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase um quarto da população brasileira – cerca de 45,6 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência. Determinado a democratizar seu espaço, com ênfase na acessibilidade, o Museu do Índio está sempre buscando adaptações e soluções que atendam às especificidades das pessoas com necessidades especiais.

Além de possuir acessibilidade física aos banheiros e ao casarão central, onde são apresentadas as exposições de longa duração, o Museu do Índio oferece audioguias e dispõe de uma equipe de monitores preparados para o acolhimento e o diálogo com os visitantes. A Biblioteca Marechal Rondon também disponibiliza ferramenta especial para que a pesquisa ao seu acervo seja acessível a todos.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17h30min;
sábados, domingos e feriados, das 13 às 17horas;Grátis aos domingos.
Comunicação Social
Tel.: (21) 3214-8705
http://www.museudoindio.gov.br
comunicacao@museudoindio.gov.br
Rua das Palmeiras 55 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP 22270-070

Fonte: Museu do Índio


Responses

  1. Republicou isso em Eu Vivo a Melhor Idadee comentado:
    O ÍNDIO BRASILEIRO TEM , EM CADA TRIBO , UMA CULTURA RIQUÍSSIMA


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: