Publicado por: Ricardo Shimosakai | 16/06/2015

Empresários-ativistas lançam o BioMob, um guia de locais acessíveis


Mais de 500 endereços com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzidaMais de 500 endereços com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Aplicativo ajuda pessoas com deficiência a encontrar estabelecimentos acessíveis em cada cidade. Dados são coletados por uma equipe especializada, mas usuários também podem avaliar as condições e registrar suas observações on-line

Dois empresários de São Paulo estão lançando o aplicativo BioMob, ferramenta para ajudar as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a localizar (e avaliar) bares, restaurantes, academias, teatros e outros estabelecimentos. O sistema detecta a localização do usuário e sugere locais próximos, conforme a necessidade da pessoa.

Por enquanto, a base de dados tem informações sobre São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, mas o objetivo é ampliar as avaliações para outras capitais brasileiras, explica Rodrigo Credidio, um dos criadores do BioMob. “Vamos lançar o BioMob no dia 21 de Junho, que é o Dia Universal Olímpico, porque um de nossos objetivos é prestar um serviço sobre as condições de acessibilidade nas cidades, tanto para os viajantes brasileiros, como para os estrangeiros que vierem a Olimpíada e os Jogos Paralímpicos de 2016. O lançamento será feito na loja Google Play, com download inteiramente gratuito, e inicialmente teremos apenas a versão Android, pois é a plataforma mais difundida no país”, explica Credidio.

Em julho, o Biomob ganhará também um site e poderá ser conectado de qualquer outro celular, ou de computadores, para que todos tenham acesso à ferramenta. “Além das pessoas com deficiência, também os idosos, obesos e gestantes se beneficiarão das informações contidas no guia”, lembra Valmir Souza, sócio de Credidio na iniciativa.

Souza é professor de Educação Física e trabalha há vários anos com atividade física para pessoas com deficiência. No decorrer das aulas, ele descobriu que grande parte dos cadeirantes tem uma vida sedentária simplesmente porque não conseguem sair de casa em função de problemas nas calçadas, no transporte público e da falta de acessibilidade nas edificações brasileiras. Nasceu daí a ideia do BioMob, lembra Valmir Souza.

Avaliações de 0 a 5
Em síntese, o BioMob é um guia e vistoriador da acessibidade de locais públicos e estabelecimentos comerciais. A equipe faz avaliações presenciais com base na norma NBR 9050, atribui notas de 0 a 5 e registra fotos de todos os itens de acessibilidade (calçada, entrada, banheiro adaptado, sinalizações etc). “O aplicativo é gratuito para os usuários e também para as empresas que quiserem incluir seus estabelecimentos, desde que apresentem um nível mínimo de acessibilidade. “Não queremos apontar aqueles que não têm acessibilidade, mas mostrar e valorizar quem já tem”, explica Souza.

Até o momento o BioMob tem cerca de 500 endereços cadastrados e a meta da equipe é chegar a 1.000 locais até o final de 2015. As avaliações são feitas por uma equipe de vistoriadores e por colaboradores de organizações como a Mão na Roda, Cadeira Voadora, Rio para Cadeirantes, Guia do Viajante Cadeirante, Instituto Mara Gabrilli, Mobilize Brasil, Turismo Adaptado e Milalá, entre outras.

Patrocínio
Para manter o BioMob, a dupla de empreendedores busca agora empresas que queiram comprar cotas de patrocínio e associar suas marcas à iniciativa, além de “usufruir de todo o business intelligence advindo da interação dos usuários com o aplicativo. O projeto é ambicioso e terá várias surpresas tanto para os usuários como para a rede de estabelecimentos credenciados”, promete Valmir Souza.

http://www.biomob.com.br
http://www.facebook.com/biomobguia

Fonte: Maxpress


Responses

  1. É uma pena que ainda não esta disponível para iPhone

    >


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: