Publicado por: Ricardo Shimosakai | 23/08/2015

Jovens londrinos criam ‘Tinder para cegos’ em hackathon


Participantes da hackathon Londres without LimitsParticipantes da hackathon Londres without Limits

Em vez de selfies com as melhores caras e bocas, clipes de vozes caprichadas que descrevem personalidades. É este o foco do primeiro aplicativo de namoro para pessoas com deficiência visual foi produzido após a hackathon London without Limits (Londres sem Limites) organizada pela RLSB (Royal London Society for Blind People), associação britânica que oferece suporte a cegos.

O “Tinder para cegos” ainda é um protótipo, mas já dá para ter uma ideia de como vai funcionar. Ao priorizar a voz em detrimento da imagem, ele ganha muitos pontos em matéria de acessibilidade.

Além disso, cada perfil tem direito a seis segundos de apresentação. Sempre que rolar um “match” (a combinação que acontece quando a pessoa que você curtiu também curte seu perfil), terá início uma conversa. Quanto mais esses usuários conversarem, mais tempo eles ganharão para enviar mensagens.

A hackathon reuniu 20 jovens, alguns deles com deficiência visual, que chegaram a quatro ideias. A equipe Tingle, que desenvolveu o aplicativo vencedor, esse de paqueras por celular, disse no comunicado oficial pós-evento ter sido inspirada por um funcionário cego da RLSB.

“Ele conversou conosco sobre suas experiências de namoro e disse que você se apaixona primeiro pela voz. Que a entonação da voz dá pistas sobre a personalidade de uma pessoa. Para nós, essa parece ser uma ótima maneira de conectar todas as pessoas, não só aquelas que tenham deficiência visual.”

Ao jornal britânico “Guardian” o diretor de serviços da RLSB, Sue Sharp, destacou que as pessoas com deficiências visuais não estão necessariamente procurando relacionamentos com outras pessoas cegas, “e sim com pessoas que compartilham seus interesses”.

“Se eles não podem acessar esses serviços de uso corrente [como aplicativos], estão em desvantagem. Gostaríamos muito que as empresas tradicionais se envolvessem com essas ideias”, afirmou.

Fonte: F123


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: