Publicado por: Ricardo Shimosakai | 25/08/2015

MTur aposta em turismo sensorial para viajantes com deficiência


Crianças com deficiência participam de visitação ao Zoológico de Brasília onde tem a oportunidade de tocar em animais empalhadosCrianças com deficiência participam de visitação ao Zoológico de Brasília onde tem a oportunidade de tocar em animais empalhados

O Ministério do Turismo aposta na experiência sensorial para enriquecer a experiência do viajante com deficiência. Desta forma, a pasta lidou alguns lugares que oferecem essa possibilidade. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por exemplo, oferece o contato com orquídeas, pés de manjericão, alecrim, sálvia e menta de diferentes texturas e aromas, dispostas especialmente para aguçar os sentidos, principalmente o tato e o olfato.

O Zoológico de Brasília oferece passeios quinzenais a grupos de até 15 pessoas e permite aos visitantes tocar em animais vivos e  empalhados, segundo a diretora de Conscientização Ambiental do Zoológico, Marcelle Silveira.

O sabor e o aroma de bebidas como café e vinho foram apreciados em uma visitação piloto em uma fazenda de Araguari (MG), de acordo com Viviane Lemes, dona de uma agência de viagens que atua em roteiros turísticos relacionados ao café.

Segundo Rosangela Barqueiro, da Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, pequenas adaptações são suficientes para incluir o deficiente visual no turismo. “A capacitação de guias e atendentes para lidar com esse tipo de público pode resolver a maior parte dos problemas no segmento”, afirma. Segundo Rosangela, outro desafio é oferecer audiodescrição e textos em braile.

Fonte: Mercado & Eventos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: