Publicado por: Ricardo Shimosakai | 05/09/2015

Baixe de graça o programa de acessibilidade usado por Stephen Hawking


Stephen Hawking está promovendo cadeira de rodas da Intel com sistema ACAT integradoStephen Hawking está promovendo cadeira de rodas da Intel com sistema ACAT integrado

A Intel passou a oferecer, desde a terça-feira (18), o software que produziu para que o famoso cientista Stephen Hawking pudesse se comunicar por voz com computadores. Disponível para Windows, o recurso pode ser baixado gratuitamente por usuários comuns, assim como desenvolvedores, que ganharam acesso ao kit, que agora é open source. Para usar, é preciso apenas ter uma webcam.

Chamada ACAT (Assistive Context-Aware Toolkit), a plataforma pretende fazer com que os computadores sejam mais acessíveis a pessoas com deficiência. Com o código liberado, os desenvolvedores poderão criar diversas alternativas e extensões para o sistema da Intel.

“A meta de tornar esse projeto open source é permitir que sejam criadas soluções com facilidade. Trabalhamos anos para isso. Nossa visão é fazer com que qualquer desenvolvedor ou pesquisador construa em cima disso, sem precisar reinventar a roda para tal”, afirmou Lama Nachman, líder do programa.

Para os casos de pessoas com deficiências similares as de Hawking, que tem esclerose lateral amiotrófica, o software identifica comandos visuais para emitir ordens à máquina. No caso do físico, ele rastreia os movimentos da bochecha. Mas há ainda muitas possibilidades para serem trabalhadas.

Intel disponibilizou software para downloadIntel disponibilizou software para download

A Intel enviou manuais detalhados de como usar o código e o software. Equipes estão testando-o em diversos pacientes e vão fazer parcerias com universidades para popularizar os sistemas.

Fonte: Tech Tudo


Responses

  1. Republicou isso em Eu Vivo a Melhor Idadee comentado:
    A INTEL ME EMOCIONOU!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: