Publicado por: Ricardo Shimosakai | 14/10/2015

Turismo é direito fundamental do idoso, diz Comissão


A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 65515, do deputado Luiz Nishimori (PR-PR), que inclui o turismo como direito fundamental do idoso.A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 655/15, do deputado Luiz Nishimori (PR-PR), que inclui o turismo como direito fundamental do idoso.

A proposta altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) para incluir o turismo entre as obrigações prioritárias a serem garantidas aos maiores de 60 anos, como trabalho, lazer, esporte e cultura.

De acordo com o relator na comissão, deputado Valadares Filho (PSB-SE), o imaginário popular alimenta a ideia de que os idosos são pessoas que necessitam de todo o tipo de cuidado, o que ajuda a supor que esse grupo social não se preocuparia com atividades lúdicas.

Valadares Filho também lembrou que esse setor da população tem 21% do total de rendimentos no País. “Sabe-se que, nesta época, a propensão a poupar é menor que a da média da população, favorecendo o consumo de produtos e serviços que aumentem o bem-estar”, disse.

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), citado pelo relator, 45% das pessoas acima dos 60 anos sentem falta de serviços e mercadorias adequados. Entre os serviços citados estavam os orientados ao lazer, como bares e restaurantes, e o turismo.

TRAMITAÇÃO

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O projeto é idêntico ao PL 7534/14, do ex-deputado Hélcio Silva, que foi arquivado ao final da legislatura passada. Outro projeto idêntico (PL 682/15), do deputado Chico D´Ângelo (PT-RJ), foi rejeitado pela Comissão de Turismo.

Fonte: Panrotas


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: