Publicado por: Ricardo Shimosakai | 23/11/2015

Acessibilidade conceitua a suíte assinada por Diva Carolina


Suíte do hóspede é composta por placas cimentícias coloridas, que dão destaque na decoração do quarto e banheiro
Suíte do hóspede é composta por placas cimentícias coloridas, que dão destaque na decoração do quarto e banheiro.

Suíte do hóspede – Apartamento do casal bem-sucedido, ambiente criado pela arquiteta Diva Carolina para a Casa Cor Alagoas 2015, foi buscar na diversidade das cores a inspiração necessária. Diva Carolina sustenta que o verde aliado ao amarelo e preto torna o ambiente alegre, descontraído e, principalmente, com um aspecto confortável visualmente.

suíte do hóspede é composta por placas cimentícias coloridas, que dão destaque na decoração do quarto e banheiro. Aliadas a textura da Ibratim, tornam o recinto contemporâneo, intimamente ligado às tendências do mercado. A Iluminação indireta e de destaque são um capítulo à parte que dão um toque clean ao espaço de Diva.

Visando atender às necessidades de diferentes hóspedes, a profissional dedicou seu projeto à adequação do ambiente. O quarto e o banheiro foram adaptados para receber a visita de pessoas com ou sem deficiência, idoso ou criança. Sua criação rendeu um espaço prático para qualquer perfil, sem abrir mão do requinte e leveza, característicos de seus projetos.

Aproximadamente 25% da população possui algum tipo de deficiência, dos quais 15% são usuários de cadeira de rodas. Soma-se a essa conta, os idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Pensando nisso, a profissional criou um projeto voltado para a inclusão social, especialmente para receber um cadeirante com paraplegia, confortavelmente. Tudo foi pensado de maneira minuciosa. As paredes que faziam divisão do banheiro com o quarto foram demolidas, integrando, assim, os ambientes. Essa ação foi necessária para que houvesse espaço suficiente para as manobras da cadeira de rodas no banheiro, que é totalmente adaptado com barras e equipamentos sanitários nas alturas necessárias para utilização do cadeirante seguindo, estritamente, as Normas Técnicas vigentes. “Esse ambiente pretende mostrar à comunidade que é possível aliar a funcionalidade ao conforto, beleza e sofisticação”, conta a arquiteta.

A loja Oikos Revestimentos colaborou na obtenção dos revestimentos e piso do quarto.

Sobre a profissional

Arquiteta e urbanista há 12 anos, Diva Carolina é experiente em Iluminação e design de interiores e especializada em projetos de acessibilidade arquitetônica, trabalha com arquitetura residencial, comercial e institucional, com decoração e iluminação de interiores e com acessibilidade arquitetônica. Atualmente atua como técnica em acessibilidade da Associação de cegos de Alagoas – ACAL e é Conselheira Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A profissional luta por uma cidade mais inclusiva para todos fazendo valer as Normas Técnicas de acessibilidade e os preceitos do Desenho Universal.

Sobre a CASA COR

A criação da mostra surgiu quando a brasileira Yolanda Figueiredo e a argentina Angélica Rueda, durante uma viagem a Buenos Aires, se encontraram com seus amigos Javier Campos Malbrán e Ernesto Del Castilho, que fizeram a proposta de organizar um evento de decoração no Brasil. Casa Cor teve início no Brasil em 1987, com a realização da primeira edição em uma residência, no bairro do Jardim Europa, em São Paulo. Na ocasião, 22 ambientes foram decorados por 25 profissionais e visitados por sete mil pessoas. A partir daí, Casa Cor não parou mais de crescer e se tornou referência nacional e internacional de bom gosto, influenciando formadores de opinião e agregando valor às marcas as quais se associa.

Uma empresa do Grupo Abril de Comunicações, Casa Cor é hoje reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Os eventos Casa Cor contam sempre com o apoio das prefeituras e governos locais e já se tornaram oficiais nos calendários das cidades onde estão presentes, movimentando o mercado e proporcionando oportunidades para empresas e profissionais. Hoje Casa Cor está em 19 cidades no Brasil e em mais quatro países (Peru, Chile, Bolivia e Equador) cumprindo um calendário de janeiro a dezembro.

Em todas as suas edições, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas reinventam espaços modificando-os livremente, com o compromisso de criar um ambiente inovador, atraente, sustentável, tecnológico e de muito bom gosto. O resultado é um evento que possibilita aos visitantes a experiência única de desfrutar de novidades em decoração, design, artes, materiais, tecnologia e equipamentos de altíssimo nível, para que vivenciem um momento de sonho e bem estar. As inúmeras opções de compras e lazer integradas, tais como lojas, restaurantes, cafés, galerias, serviços e entretenimento para toda a família, permitiram à Casa Cor atrair um público visitante em volumes recordes.

Atualmente, Casa Cor possui 23 franquias, sendo 19 nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e quatro internacionais: Bolívia, Chile, Peru e Equador.

Fonte: Tribuna Hoje


Responses

  1. Q emoção saber q afinal pensaram em nós!!!

    • Pensam muito, pouco fazem. A arquiteta pensou, mas agora é preciso que os hotéis aceitem, façam!

  2. Muito obrigado por divulgar meu ambiente em seu blog! Admiro muito seu trabalho! Abraços!
    Diva Carolina

    • Olá Diva, seu trabalho deveria ser muito mais aproveitado. Se quiser, podemos pensar em ações para poder impulsionar isso. Abraços!

      • Tenho total interesse, Ricardo! Aq em Maceió temos grande carência de políticas de acessibilidade arquitetônica. Hj componho o Conselho Estadual da PCD, tentando implantar essa cultura aos membros e gestores. Meu whatss 82 99126252 e divacarolina.arq@gmail.com. Abraço!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: