Publicado por: Ricardo Shimosakai | 07/01/2016

Mamam lança vídeo e site do seu projeto de acessibilidade


‘Pintor Na Torre Eiffel’ de Aloisio Magalhães é uma das obras que possui recursos de acessibilidade com audiodescrição‘Pintor Na Torre Eiffel’ de Aloisio Magalhães é uma das obras que possui recursos de acessibilidade com audiodescrição

Cerca de 100 obras do acervo do Mamam foram escolhidas para terem sua audiodescrição feita pela equipe, formada pelos audiodescritores Andreza Nóbrega, Ernani Ribeiro, Laís Castro e Paulo Vieira e pelos arte-educadores Anderson Pinheiro, Alexsandra Leite e Goretti Varella.

A curadoria coube à diretora do Mamam, Beth da Matta, junto com Juliana Lins, Anderson Pinheiro e Alexsandra Leite (confira os critérios usados ao final deste texto). Há criações de artistas como Abelardo da Hora, Gilvan Samico, Vicente Monteiro e Ladjane Bandeira na seleção.

As informações sobre estas peças são disponibilizadas em Libras através de vídeos. O conteúdo passa a integrar o acervo do museu, além de ser publicado no site.

Já o vídeo Museu Acessível mostra visitas de pessoas com necessidades especiais (visual e auditiva) ao Mamam, com áudio-descrição e interpretação em Libras. São apresentadas obras de Aloisio Magalhães, Marcelo Silveira, Abelardo da Hora, Vicente do Rego Monteiro e Lourival Cuquinha.

O projeto Acessibilidade Mamam contou com a consultoria em áudio-descrição de Francisco Lima, do Grupo Imagens que falam, e de Milton Carvalho. Para o trabalho com Libras, a consultoria foi de Carolina Longman e Ernani Ribeiro. A coordenação técnica do projeto é de Eli Maria.

O projeto foi realizado com patrocínio da Caixa, pelo edital de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro. Coordenadora executiva do Acessibilidade ao Mamam, Clarisse Fraga escreveu sobre a iniciativa: “O projeto Acessibilidade Mamam é a primeira etapa para novos empreendimentos acessíveis a serem realizados no Museu. Novas ações estão sendo pensadas para promover cada vez mais o estreitamento da relação do público com deficiência e as obras de arte do Mamam”.

Critérios usados para a seleção das obras:

– Artista/obra com relevância na história da arte nacional, focando na pernambucana;

– Artista/obra reconhecido pelo mercado e pesquisas acadêmicas;

– Modalidade artística de médio, pequeno e grande porte (nessa ordem de preferência de tamanho) tais quais desenho, pintura, gravura (xilo, serigrafia ou metal), fotografia, escultura, instalação;

– Existência de vasto material confiável de pesquisa;

– Importância pedagógica e clara leitura de imagem descritiva.

Fonte: Boa Informação


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: